in , ,

Receitas incríveis de Filé de Frango Recheado para Surpreender a Família

Receitas incríveis de Filé de Frango Recheado para Surpreender a Família

O filé de frango recheado é uma receita simples, mas que pode ser muito saborosa e variada. Você pode rechear o filé de frango com queijo, presunto, bacon, legumes, cogumelos, ou o que mais a sua imaginação permitir.

Além disso, você pode preparar o filé de frango recheado na frigideira, no forno, na airfryer, ou até mesmo na panela de pressão. Neste artigo, vamos te ensinar como fazer filé de frango recheado de forma fácil e prática, e também te mostrar algumas receitas deliciosas para você experimentar em casa.

O que é Filé de Frango Recheado?

O filé de frango recheado é um prato que consiste em um pedaço de peito de frango cortado ao meio e aberto como uma bolsa, onde se coloca um recheio de sua preferência.

Depois, o filé de frango é fechado com palitos ou barbante, temperado e cozido de alguma forma. O resultado é um filé de frango suculento, macio e com um sabor surpreendente.

O filé de frango recheado é uma ótima opção para variar o cardápio do dia a dia, pois é fácil de fazer e combina com vários acompanhamentos, como arroz, salada, purê, legumes, etc.

Além disso, o filé de frango recheado é uma fonte de proteína magra, que ajuda a manter a massa muscular e a saciedade.

Como Fazer Filé de Frango Recheado?

Para fazer filé de frango recheado, você vai precisar dos seguintes ingredientes:

  • 4 filés de peito de frango
  • Sal e pimenta-do-reino a gosto
  • 4 fatias de queijo muçarela
  • 4 fatias de presunto
  • 2 colheres (sopa) de farinha de trigo
  • 2 colheres (sopa) de óleo
  • 1 xícara (chá) de molho de tomate
  • Salsinha picada a gosto

O modo de preparo é o seguinte:

  1. Corte cada filé de peito de frango ao meio, sem separar as partes, formando uma bolsa. Tempere com sal e pimenta-do-reino a gosto.
  2. Coloque uma fatia de queijo e uma fatia de presunto dentro de cada bolsa e feche com palitos ou barbante.
  3. Passe os filés na farinha de trigo, retirando o excesso.
  4. Aqueça o óleo em uma frigideira e frite os filés em fogo médio até dourarem dos dois lados.
  5. Transfira os filés para uma assadeira e cubra com o molho de tomate.
  6. Leve ao forno preaquecido a 180°C por cerca de 15 minutos ou até o queijo derreter.
  7. Polvilhe a salsinha picada por cima e sirva em seguida.

A Origem do Filé de Frango Recheado

Não se sabe ao certo qual é a origem do filé de frango recheado, mas é provável que seja uma adaptação do cordon bleu, um prato típico da culinária francesa que consiste em um escalope (bife fino) de vitela recheado com queijo e presunto e empanado. O cordon bleu surgiu no século XIX na Suíça e se espalhou pela Europa e pelo mundo.

O filé de frango recheado pode ser considerado uma versão mais simples e econômica do cordon bleu, pois utiliza peito de frango em vez de vitela e dispensa a etapa da empanagem. No entanto, o filé de frango recheado também pode ser empanado e frito ou assado, se preferir.

Mais 3 Receitas de Filé de Frango Recheado

Se você gostou da receita anterior, confira mais três opções de filé de frango recheado para você variar o seu cardápio:

Filé de frango recheado com bacon e cream cheese: recheie os filés de frango com bacon picado e cream cheese, tempere com sal, pimenta e alho em pó, enrole e prenda com palitos. Passe na farinha de rosca e leve ao forno por 25 minutos ou até dourar. Sirva com molho barbecue.

Filé de frango recheado com espinafre e ricota: refogue o espinafre picado em uma panela com azeite, alho e sal. Misture com a ricota amassada e recheie os filés de frango. Tempere com sal, pimenta e orégano, feche com palitos e cozinhe na panela de pressão por 15 minutos. Sirva com molho branco.

Filé de frango recheado com cogumelos e queijo gorgonzola: recheie os filés de frango com cogumelos fatiados e queijo gorgonzola esfarelado, tempere com sal, pimenta e tomilho, feche com palitos e frite na frigideira até dourar. Transfira para uma assadeira e leve ao forno por 10 minutos. Sirva com molho de vinho.

Dúvidas Comuns sobre o Filé de Frango Recheado

Se você ainda tem alguma dúvida sobre como fazer filé de frango recheado, confira as respostas para algumas perguntas frequentes:

  • Como evitar que o filé de frango recheado se abra durante o cozimento? Para evitar que o filé de frango recheado se abra durante o cozimento, é importante fechar bem as bordas com palitos ou barbante, sem deixar espaços. Além disso, é recomendável não colocar muito recheio, pois ele pode vazar e fazer o filé se abrir.
  • Como deixar o filé de frango recheado mais macio e suculento? Para deixar o filé de frango recheado mais macio e suculento, é essencial não cozinhar demais o peito de frango, pois ele pode ficar seco e duro. O tempo de cozimento varia de acordo com o método escolhido (frigideira, forno, airfryer ou panela de pressão), mas geralmente não passa de 30 minutos. Outra dica é marinar o peito de frango antes de rechear, usando suco de limão, vinagre, iogurte ou leite, que ajudam a amaciar a carne.
  • Como variar o recheio do filé de frango recheado? Você pode variar o recheio do filé de frango recheado usando diferentes tipos de queijos (prato, cheddar, brie, etc.), frios (salame, mortadela, peito de peru, etc.), legumes (cenoura, abobrinha, berinjela, etc.), verduras (couve, rúcula, alface, etc.), ervas (manjericão, alecrim, sálvia, etc.), castanhas (nozes, amêndoas, pistache, etc.), frutas secas (damasco, uva passa, cranberry, etc.) ou molhos (mostarda, pesto, bechamel, etc.). Use a sua criatividade e experimente novas combinações.

Conclusão

O filé de frango recheado é uma receita fácil e versátil que pode ser preparada de várias formas e com diversos recheios. É uma ótima opção para sair da rotina e surpreender a família com um prato delicioso e nutritivo. Neste artigo, você aprendeu como fazer filé de frango recheado com queijo e presunto na frigideira e no forno, além de conhecer outras três receitas incríveis para você testar em casa. Esperamos que você tenha gostado das nossas dicas e que se inspire para criar as suas próprias receitas de filé de frango recheado.

Se você gostou deste artigo, compartilhe nas suas redes sociais e deixe um comentário abaixo contando a sua opinião sincera e as suas sugestões. Ficaremos felizes em saber o que você achou do nosso trabalho. Obrigado pela sua atenção e até a próxima!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

5 Dicas para Fazer uma Deliciosa Salada de Grão de Bico

5 Dicas para Fazer uma Deliciosa Salada de Grão de Bico

2 Deliciosas Receitas de Trouxinhas de Carne de Sol

2 Deliciosas Receitas de Trouxinhas de Carne de Sol