in , ,

Receita para fazer um delicioso doce de leite caseiro

Receita para fazer um delicioso doce de leite caseiro

O doce de leite é uma das sobremesas mais populares e tradicionais da América Latina. Ele é feito a partir do cozimento do leite com açúcar, resultando em um creme espesso, doce e caramelizado. O doce de leite pode ser consumido puro, com frutas, bolos, sorvetes, tortas e muito mais. Neste artigo, você vai aprender como fazer um doce de leite caseiro simples e saboroso, além de conhecer algumas curiosidades e receitas com esse ingrediente.

O que é o doce de leite e por que ele é tão gostoso?

O doce de leite é um produto lácteo que se obtém pela concentração e caramelização do leite com açúcar. O processo de cozimento reduz a água do leite e transforma a lactose em glicose e galactose, que são açúcares mais simples e doces. Além disso, ocorre a reação de Maillard, que é a interação entre os açúcares e as proteínas do leite, gerando compostos aromáticos e de cor marrom. Esses fatores conferem ao doce de leite uma textura cremosa, um sabor adocicado e um aroma irresistível.

O doce de leite é considerado um alimento rico em energia, cálcio, fósforo, potássio, magnésio, vitaminas A, B2 e B12. Ele também contém proteínas e gorduras, mas em menor quantidade. Por isso, ele pode ser consumido com moderação como parte de uma alimentação equilibrada.

Receita para fazer um delicioso doce de leite caseiro

Como fazer doce de leite caseiro?

Existem várias formas de fazer doce de leite caseiro, mas a mais simples e prática é usando uma panela de pressão. Você vai precisar apenas de uma lata de leite condensado e água. Veja o passo a passo:

  • Retire o rótulo da lata de leite condensado e coloque-a dentro da panela de pressão. Cubra-a completamente com água.
  • Feche a panela e leve ao fogo alto até começar a apitar.
  • Abaixe o fogo e deixe cozinhar por 40 minutos. Se você quiser um doce de leite mais escuro e firme, deixe por mais 10 minutos.
  • Desligue o fogo e espere a panela perder a pressão naturalmente. Não abra a panela antes disso, pois pode causar acidentes.
  • Retire a lata da panela com cuidado e deixe esfriar completamente antes de abrir.
  • Transfira o doce de leite para um recipiente e aproveite!

Qual é a origem do doce de leite?

Não se sabe ao certo qual é a origem do doce de leite, mas existem várias lendas e histórias sobre o seu surgimento. Uma delas diz que o doce de leite foi criado por acidente na Argentina, no século XIX, durante uma visita do general Manuel Belgrano ao rancho de Juan Manuel de Rosas. Segundo a lenda, uma criada estava preparando uma bebida chamada lechada, que era feita com leite quente e açúcar, quando foi avisada da chegada do general. Ela saiu correndo para recebê-lo e esqueceu a panela no fogo. Quando voltou, encontrou o leite transformado em um creme espesso e dourado.

Outra versão diz que o doce de leite foi inventado no Brasil, no século XVIII, pelos escravos das fazendas de café. Eles teriam aproveitado o leite azedo que sobrava dos senhores para misturar com açúcar e cozinhar até formar um doce.

Há ainda quem diga que o doce de leite tem origem árabe ou europeia, pois existem registros de receitas semelhantes desde a Idade Média. O fato é que o doce de leite se espalhou por vários países da América Latina, como Uruguai, Paraguai, Chile, Colômbia, Venezuela e México, e ganhou diferentes nomes e variações.

Quais são as outras receitas com doce de leite?

O doce de leite é um ingrediente versátil e pode ser usado em diversas receitas. Aqui estão algumas sugestões para você experimentar:

  • Pudim de doce de leite: Bata no liquidificador 1 lata de leite condensado, 2 latas de leite, 4 ovos e 1 colher (sopa) de essência de baunilha. Despeje em uma forma de buraco no meio caramelizada com 1 xícara (chá) de açúcar e leve ao forno em banho-maria por cerca de 1 hora. Desenforme depois de frio e decore com doce de leite a gosto.
  • Brigadeiro de doce de leite: Em uma panela, misture 1 lata de leite condensado, 4 colheres (sopa) de doce de leite, 2 colheres (sopa) de manteiga e 3 colheres (sopa) de chocolate em pó. Leve ao fogo baixo, mexendo sempre, até desgrudar do fundo da panela. Deixe esfriar e enrole em bolinhas. Passe no açúcar cristal ou no coco ralado e coloque em forminhas.
  • Torta de banana com doce de leite: Em uma tigela, misture 2 xícaras (chá) de farinha de trigo, 1 xícara (chá) de açúcar, 1 colher (sopa) de fermento em pó e uma pitada de sal. Acrescente 3/4 de xícara (chá) de manteiga gelada picada e misture com a ponta dos dedos até formar uma farofa. Reserve. Em uma panela, cozinhe 6 bananas nanicas maduras fatiadas com 1/2 xícara (chá) de açúcar e 1/4 de xícara (chá) de água por cerca de 15 minutos, mexendo ocasionalmente. Espalhe metade da farofa em uma forma untada e enfarinhada. Cubra com o doce de banana e espalhe 1 xícara (chá) de doce de leite por cima. Cubra com o restante da farofa e leve ao forno médio por cerca de 30 minutos ou até dourar. Sirva quente ou fria.

Confira dúvidas comuns sobre o doce de leite?

Algumas das dúvidas mais frequentes sobre o doce de leite são:

  • Posso fazer doce de leite com leite fresco? Sim, você pode fazer doce de leite com leite fresco, mas o processo é mais demorado e trabalhoso. Você vai precisar cozinhar o leite com açúcar em fogo baixo por várias horas, mexendo constantemente, até obter a consistência e a cor desejadas.
  • Posso fazer doce de leite na panela normal? Sim, você pode fazer doce de leite na panela normal, mas o tempo de cozimento será maior. Você vai precisar cozinhar a lata de leite condensado coberta com água por cerca de 2 horas em fogo baixo, virando a lata na metade do tempo. Tome cuidado para não deixar a água secar e não abrir a lata quente.
  • Posso fazer doce de leite no micro-ondas? Sim, você pode fazer doce de leite no micro-ondas, mas o resultado pode não ser tão bom quanto o feito na panela. Você vai precisar transferir o conteúdo da lata de leite condensado para um refratário grande e cobrir com filme plástico. Leve ao micro-ondas em potência alta por cerca de 15 minutos, mexendo a cada 5 minutos. Cuidado para não se queimar.

Conclusão

O doce de leite é uma sobremesa deliciosa e fácil de fazer em casa. Você só precisa ter uma lata de leite condensado e uma panela de pressão para obter um creme espesso, doce e caramelizado que pode ser usado em várias receitas.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Pão Doce Sem Sovar

Pão Doce Sem Sovar

Bolo pudim de chocolate e baunilha

Bolo pudim de chocolate e baunilha