in , ,

Receita de Pão de Cebola

Receita de Pão de Cebola

O pão de cebola é uma receita simples, mas muito saborosa, que pode ser servida como entrada, acompanhamento ou lanche. É uma ótima opção para aproveitar as cebolas que estão sobrando na geladeira, e também para variar o cardápio do dia a dia. Neste artigo, você vai aprender como fazer um pão de cebola fofinho, aromático e crocante, além de conhecer a origem dessa delícia e outras receitas com cebola. Vamos lá?

O que é Pão de Cebola?

O pão de cebola é um tipo de pão caseiro que leva cebola picada ou ralada na massa, além de outros ingredientes como farinha, fermento, leite, ovos, manteiga e sal. A cebola confere um sabor especial ao pão, além de deixá-lo mais úmido e macio. O pão de cebola pode ser feito em forma de pães individuais ou em uma forma grande, cortado em fatias depois de assado.

Receita de Pão de Cebola

Como Fazer Pão de Cebola: Passo a Passo

Fazer pão de cebola é muito fácil e rápido. Você só precisa de alguns ingredientes básicos e um pouco de paciência para esperar a massa crescer. Veja o passo a passo:

  • Em uma tigela grande, misture 4 xícaras de farinha de trigo, 2 colheres de sopa de fermento biológico seco, 1 colher de chá de sal e 1/4 de xícara de açúcar.
  • Em uma panela pequena, aqueça 1 xícara de leite com 1/4 de xícara de manteiga até derreter. Deixe amornar e junte 2 ovos batidos.
  • Despeje a mistura líquida sobre a mistura seca e mexa bem com uma colher de pau até formar uma massa homogênea.
  • Adicione 1 xícara de cebola picada ou ralada e sove a massa por cerca de 10 minutos, até ficar lisa e elástica. Se necessário, acrescente mais farinha aos poucos.
  • Coloque a massa em uma tigela untada com óleo e cubra com um pano limpo. Deixe descansar em um lugar quente e sem correntes de ar por cerca de uma hora, ou até dobrar de volume.
  • Divida a massa em 12 porções iguais e modele em bolinhas. Coloque-as em uma assadeira untada com óleo, deixando espaço entre elas. Cubra novamente com o pano e deixe crescer por mais 30 minutos.
  • Pincele os pães com gema batida e polvilhe com orégano ou queijo ralado, se desejar.
  • Leve ao forno pré-aquecido a 180°C por cerca de 25 minutos, ou até dourar.
  • Retire do forno e deixe esfriar sobre uma grade.

A História do Pão de Cebola

O pão de cebola é uma receita tradicional da culinária judaica, originária da Europa Oriental. É conhecido como “bublik” em iídiche, o idioma dos judeus asquenazes. O bublik é um pão redondo com um buraco no meio, semelhante ao bagel, mas mais macio e menos denso. Ele é feito com farinha, água, fermento, sal e açúcar, e pode levar cebola ou sementes na cobertura.

O bublik era consumido pelos judeus no café da manhã ou no lanche da tarde, acompanhado de manteiga, cream cheese ou geleia. Era também um alimento típico do Shabat, o dia sagrado dos judeus que vai do pôr do sol da sexta-feira ao pôr do sol do sábado. Nesse dia, os judeus não podiam acender fogo nem cozinhar, então preparavam o bublik na véspera e o guardavam em um recipiente fechado para mantê-lo fresco.

O pão de cebola chegou ao Brasil com a imigração judaica, principalmente a partir do final do século XIX. Aqui, ele se adaptou aos ingredientes e aos gostos locais, ganhando variações como o pão de cebola com queijo, o pão de cebola com ervas ou o pão de cebola recheado. Hoje, o pão de cebola é apreciado por pessoas de todas as origens e religiões, e pode ser encontrado em padarias, supermercados e feiras.

Mais 3 Receitas com Cebola

A cebola é um ingrediente versátil e nutritivo, que pode ser usado em diversas receitas salgadas ou doces. Além do pão de cebola, veja mais 3 receitas com cebola que você pode fazer em casa:

  • Torta de Cebola: Em uma panela, refogue 4 cebolas fatiadas em 2 colheres de sopa de manteiga até ficarem macias e douradas. Tempere com sal, pimenta e noz-moscada a gosto. Em uma tigela, misture 3 ovos, 1 xícara de leite, 1/2 xícara de queijo ralado e 2 colheres de sopa de farinha de trigo. Unte uma forma redonda com manteiga e farinha e espalhe a cebola refogada. Despeje a mistura de ovos por cima e leve ao forno médio por cerca de 30 minutos, ou até firmar. Sirva quente ou fria.
  • Sopa de Cebola: Em uma panela grande, derreta 4 colheres de sopa de manteiga e doure 6 cebolas fatiadas. Junte 2 litros de caldo de carne ou de legumes e deixe ferver. Tempere com sal, pimenta e tomilho a gosto. Em uma tigela pequena, dissolva 2 colheres de sopa de amido de milho em um pouco de água e acrescente à sopa, mexendo bem para engrossar. Em uma assadeira, coloque 12 fatias de pão francês torrado e polvilhe com queijo ralado. Leve ao forno alto para gratinar. Sirva a sopa com as torradas.
  • Bolo de Cebola: Em uma tigela, bata 4 ovos com um garfo até espumar. Junte 1 xícara de óleo, 1 xícara de leite, 1 colher de chá de sal e 1 colher de chá de açúcar. Misture bem e adicione 3 xícaras de farinha de trigo peneirada com 1 colher de sopa de fermento em pó. Por último, incorpore 2 cebolas raladas e mexa delicadamente. Despeje a massa em uma forma untada e enfarinhada e leve ao forno médio por cerca de 40 minutos, ou até dourar. Deixe esfriar e desenforme.

Dúvidas Comuns sobre Pão de Cebola

Você ainda tem alguma dúvida sobre como fazer pão de cebola? Veja algumas perguntas frequentes e suas respostas:

  • Qual é o melhor tipo de cebola para fazer pão? Você pode usar qualquer tipo de cebola que preferir ou que tiver em casa, como a branca, a roxa ou a pera. A diferença é que cada uma tem um sabor mais ou menos intenso e doce. Se você quiser um pão mais suave, escolha as cebolas mais claras e doces, como a pera ou a espanhola. Se você quiser um pão mais forte, opte pelas cebolas mais escuras e picantes, como a roxa ou a chalota.
  • Posso usar fermento químico em vez de biológico? Não é recomendado usar fermento químico (como o usado em bolos) para fazer pão, pois ele não tem o mesmo poder levedante que o fermento biológico (como o usado em pizzas). O fermento químico reage com os líquidos da massa e libera gás carbônico, fazendo o pão crescer apenas no forno.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

5 Motivos para Experimentar Peras ao Vinho

5 Motivos para Experimentar Peras ao Vinho

Brigadeiro de doce de leite e churros

Brigadeiro de doce de leite e churros