in , ,

Receita de Doce Prestígio Caseiro

Receita de Doce Prestígio Caseiro

O doce prestígio é uma sobremesa típica brasileira, que leva coco e chocolate como ingredientes principais. É uma receita fácil, rápida e que agrada a todos os paladares. Aqui você vai aprender como fazer um doce prestígio delicioso, seguindo algumas dicas simples e práticas. Além disso, você vai conhecer a origem dessa receita e outras variações que você pode experimentar. Vamos lá?

O que é o Doce Prestígio?

O doce prestígio é um tipo de brigadeiro branco, feito com leite condensado e coco ralado, que é coberto com chocolate derretido. O nome vem da marca de um chocolate recheado com coco, que era muito popular no Brasil nas décadas de 70 e 80. O doce prestígio é uma forma de reproduzir o sabor desse chocolate em casa, usando ingredientes simples e acessíveis.

Receita de Doce Prestígio Caseiro

Como Fazer um Doce Prestígio Delicioso?

Para fazer um doce prestígio delicioso, você vai precisar de:

  • 1 lata de leite condensado
  • 2 colheres de sopa de manteiga
  • 100 g de coco ralado
  • 300 g de chocolate meio amargo picado
  • Forminhas de papel

O modo de preparo é o seguinte:

  1. Em uma panela, coloque o leite condensado, a manteiga e o coco ralado. Leve ao fogo médio, mexendo sempre, até desgrudar do fundo da panela. Isso deve levar cerca de 15 minutos.
  2. Transfira a massa para um prato untado com manteiga e deixe esfriar completamente.
  3. Com as mãos untadas com manteiga, modele bolinhas com a massa e coloque-as nas forminhas de papel.
  4. Em um recipiente, derreta o chocolate em banho-maria ou no micro-ondas, mexendo a cada 30 segundos.
  5. Banhe as bolinhas de coco no chocolate derretido, usando um garfo ou um palito para escorrer o excesso.
  6. Coloque as bolinhas banhadas em uma assadeira forrada com papel-manteiga e leve à geladeira até o chocolate endurecer.
  7. Pronto! Agora é só se deliciar com o seu doce prestígio!

Qual é a Origem do Doce Prestígio?

A origem do doce prestígio é incerta, mas há algumas hipóteses sobre como ele surgiu. Uma delas é que ele foi criado por uma dona de casa brasileira, que queria aproveitar as sobras de coco ralado e leite condensado que tinha na geladeira. Outra é que ele foi inspirado pelo chocolate Prestígio, lançado pela Nestlé em 1974, que tinha um recheio cremoso de coco coberto com chocolate ao leite. De qualquer forma, o doce prestígio se tornou um sucesso entre os brasileiros, que adoram a combinação de coco e chocolate.

Quais São Outras Receitas com Coco e Chocolate?

Se você gostou do doce prestígio, saiba que existem outras receitas com coco e chocolate que você pode experimentar. Veja algumas sugestões:

  • Bolo prestígio: um bolo de chocolate recheado com creme de coco e coberto com ganache de chocolate.
  • Cocada mole: uma cocada cremosa feita com leite condensado, leite de coco e coco ralado, que pode ser servida quente ou fria.
  • Beijinho: um brigadeiro branco feito com leite condensado e coco ralado, que pode ser enrolado em açúcar cristal ou coco ralado.
  • Pudim de coco: um pudim feito com leite condensado, leite de coco e ovos, que pode ser servido com calda de caramelo ou chocolate.

Dúvidas Mais Comuns sobre o Doce Prestígio

Algumas dúvidas que podem surgir na hora de fazer o doce prestígio são:

  • Posso usar outro tipo de chocolate para cobrir o doce? Sim, você pode usar o chocolate de sua preferência, como chocolate ao leite, chocolate branco ou chocolate amargo. O importante é que ele seja de boa qualidade e derreta bem.
  • Posso usar coco fresco em vez de coco ralado? Sim, você pode usar coco fresco, mas ele deve estar bem seco e ralado fino. Você também pode usar coco em flocos ou coco queimado, para dar um toque diferente ao doce.
  • Posso congelar o doce prestígio? Sim, você pode congelar o doce prestígio por até 3 meses, em um recipiente fechado. Para descongelar, basta deixar em temperatura ambiente por algumas horas antes de servir.

Conclusão

O doce prestígio é uma sobremesa deliciosa, fácil e rápida de fazer, que leva apenas coco e chocolate como ingredientes principais.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

5 Motivos para Experimentar Banana à Milanesa

5 Motivos para Experimentar Banana à Milanesa

Receita para Fazer uma Polenta Cremosa Deliciosa

Receita para Fazer uma Polenta Cremosa Deliciosa