in , ,

Receita de Carne Moída a Moda Parmegiana

Receita de Carne Moída a Moda Parmegiana

A carne moída é um ingrediente versátil, econômico e saboroso que pode ser usado em diversas receitas. Uma delas é a carne moída a moda parmegiana, que consiste em uma camada de carne moída temperada e coberta com molho de tomate, queijo e orégano, levada ao forno para gratinar. Essa receita é fácil de fazer e agrada a toda a família. Neste artigo, vamos te dar 5 dicas para preparar uma deliciosa carne moída a moda parmegiana, além de contar um pouco da história desse prato e indicar outras receitas com carne moída. Confira!

O que é Carne Moída a Moda Parmegiana?

A carne moída a moda parmegiana é uma variação da tradicional receita de bife à parmegiana, que surgiu na Itália e foi trazida para o Brasil pelos imigrantes italianos. O bife à parmegiana consiste em um bife empanado e frito, coberto com molho de tomate, queijo e orégano, e assado no forno. A versão com carne moída substitui o bife por uma camada de carne moída temperada e cozida, que também recebe o molho, o queijo e o orégano. Essa receita é mais simples e rápida de fazer, mas não perde em sabor e textura.

Como Fazer Carne Moída a Moda Parmegiana?

Para fazer carne moída a moda parmegiana, você vai precisar dos seguintes ingredientes:

  • 500 g de carne moída
  • 1 cebola picada
  • 2 dentes de alho picados
  • Sal e pimenta-do-reino a gosto
  • 2 colheres (sopa) de óleo
  • 2 xícaras (chá) de molho de tomate
  • 200 g de queijo muçarela fatiado
  • Orégano a gosto

O modo de preparo é o seguinte:

  1. Em uma panela, refogue a cebola e o alho no óleo até ficarem macios.
  2. Acrescente a carne moída e tempere com sal e pimenta-do-reino. Mexa bem para soltar a carne e cozinhe até secar o líquido.
  3. Transfira a carne moída para um refratário untado e espalhe bem, formando uma camada uniforme.
  4. Cubra a carne com o molho de tomate, distribuindo bem por toda a superfície.
  5. Por cima do molho, coloque as fatias de queijo muçarela, cobrindo toda a carne.
  6. Polvilhe orégano a gosto sobre o queijo.
  7. Leve ao forno preaquecido a 180°C por cerca de 15 minutos ou até o queijo derreter e dourar.
  8. Retire do forno e sirva em seguida, acompanhado de arroz branco e salada verde.

Qual é a Origem da Carne Moída a Moda Parmegiana?

A origem da carne moída a moda parmegiana é incerta, mas provavelmente está relacionada à adaptação da receita original de bife à parmegiana aos ingredientes disponíveis no Brasil. O bife à parmegiana teria surgido na região da Emília-Romanha, na Itália, onde se produz o famoso queijo parmesão (parmigiano-reggiano). O nome do prato seria uma referência ao queijo usado na cobertura. No entanto, há quem diga que o bife à parmegiana foi criado na Argentina ou no Uruguai, por influência dos imigrantes italianos que chegaram nesses países no século XIX.

De qualquer forma, o bife à parmegiana se popularizou no Brasil nas cantinas italianas, especialmente em São Paulo, onde recebeu o apelido de “bife à paulista”. A versão com carne moída seria uma forma de aproveitar as sobras de carne ou de economizar na compra do bife. Além disso, a carne moída tem uma textura mais macia e suculenta do que o bife empanado e frito, o que pode agradar mais ao paladar brasileiro.

Quais São Outras Receitas com Carne Moída?

A carne moída é um ingrediente que pode ser usado em diversas receitas, desde as mais simples até as mais elaboradas. Veja algumas sugestões de pratos que você pode fazer com carne moída:

  • Lasanha de carne moída: intercale camadas de massa de lasanha cozida, carne moída refogada, molho branco e queijo ralado em um refratário. Leve ao forno para gratinar e sirva com salada.
  • Escondidinho de carne moída: cozinhe e amasse batatas até formar um purê. Em uma panela, refogue carne moída com cebola, alho, sal, pimenta e cheiro-verde. Em um refratário, coloque uma camada de purê de batata, uma camada de carne moída e outra camada de purê. Polvilhe queijo ralado e leve ao forno para dourar.
  • Bolinho de carne moída: misture carne moída com ovo, farinha de rosca, sal, pimenta, alho e cheiro-verde. Modele bolinhos e frite em óleo quente. Escorra em papel toalha e sirva com molho de sua preferência.
  • Torta de carne moída: bata no liquidificador ovos, leite, óleo, farinha de trigo, fermento em pó e sal. Em uma panela, refogue carne moída com cebola, alho, tomate, azeitona, milho, ervilha, sal e orégano. Em uma forma untada e enfarinhada, despeje metade da massa, espalhe o recheio de carne e cubra com o restante da massa. Asse em forno médio até dourar.

Quais São as Dúvidas Mais Comuns sobre Carne Moída a Moda Parmegiana?

Algumas dúvidas que podem surgir na hora de fazer carne moída a moda parmegiana são:

  • Qual é o melhor tipo de carne moída para essa receita? Você pode usar o tipo de carne moída que preferir, mas recomendamos escolher uma carne magra e macia, como patinho ou coxão mole. Evite carnes muito gordurosas ou duras, pois elas podem deixar a receita pesada ou seca.
  • Posso usar outro tipo de queijo? Sim, você pode usar o queijo de sua preferência ou o que tiver em casa. O queijo muçarela é o mais usado por derreter bem e formar fios, mas você pode experimentar outros tipos, como prato, provolone ou parmesão.
  • Posso congelar a carne moída a moda parmegiana? Sim, você pode congelar a carne moída a moda parmegiana depois de assada e fria. Embale bem em um recipiente com tampa ou em papel alumínio e guarde no freezer por até 3 meses. Para descongelar, leve ao forno ou ao micro-ondas até aquecer bem.

Conclusão

A carne moída a moda parmegiana é uma receita deliciosa, fácil e econômica que você pode fazer para o almoço ou jantar. Basta refogar a carne moída com temperos, cobrir com molho de tomate, queijo e orégano e levar ao forno para gratinar. Você pode servir com arroz branco e salada verde para uma refeição completa e equilibrada. Além disso, você pode aproveitar a carne moída para fazer outras receitas, como lasanha, escondidinho, bolinho ou torta.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Receita Fácil: Dicas para Fazer um Delicioso Bolinho de Arroz na Airfryer

Receita Fácil: Dicas para Fazer um Delicioso Bolinho de Arroz na Airfryer

Berinjela à Milanesa Assada no Forno

Berinjela à Milanesa Assada no Forno