A alcatra ao vinho é um prato tradicional da culinária portuguesa, que combina a maciez e o sabor da carne bovina com o aroma e a acidez do vinho tinto. É uma receita fácil de fazer, mas que requer alguns cuidados para ficar perfeita.
O que é Alcatra ao Vinho?
A alcatra ao vinho é um prato típico da região do Alentejo, em Portugal, que consiste em um pedaço de carne bovina cozido lentamente em uma panela com vinho tinto, cebola, alho, louro e outros temperos. A carne fica macia e suculenta, e o molho fica encorpado e saboroso. Alcatra ao vinho pode ser servida com batatas cozidas, arroz branco ou pão. É uma ótima opção para um almoço ou jantar especial, pois agrada a todos os paladares.
Como Fazer Alcatra ao Vinho?
Para fazer uma boa alcatra ao vinho, você vai precisar dos seguintes ingredientes:
- 1 kg de alcatra em um pedaço só
- 2 cebolas picadas
- 4 dentes de alho picados
- 2 folhas de louro
- Sal e pimenta-do-reino a gosto
- 500 ml de vinho tinto seco
- 2 colheres de sopa de azeite
- 2 colheres de sopa de farinha de trigo
- Salsa picada para decorar
O modo de preparo é simples, mas requer paciência. Siga os passos abaixo:
- Tempere a carne com sal e pimenta-do-reino e reserve.
- Em uma panela grande, aqueça o azeite e doure a carne de todos os lados, virando com cuidado para não desmanchar.
- Retire a carne da panela e reserve.
- Na mesma panela, refogue a cebola e o alho até ficarem macios.
- Adicione o louro e o vinho e deixe ferver por alguns minutos, raspando o fundo da panela para soltar os sabores.
- Volte a carne para a panela, tampe e cozinhe em fogo baixo por cerca de 2 horas, ou até que a carne esteja macia.
- Transfira a carne para uma travessa e mantenha aquecida.
- Dissolva a farinha em um pouco de água e adicione ao molho da panela, mexendo bem para engrossar.
- Ajuste o sal e a pimenta se necessário.
- Regue a carne com o molho e salpique a salsa por cima.
- Sirva com o acompanhamento de sua preferência.
- .
- 5 Passos para Fazer um Pimentão Recheado Perfeito
- 7 Dicas para Fazer uma Costelinha Assada com Molho de Goiabada Deliciosa
Quais São Outras Receitas com Alcatra?
A alcatra é um corte de carne bovina muito versátil, que pode ser usado em diversas receitas. Além da alcatra ao vinho, você pode experimentar as seguintes opções:
- Alcatra na Pressão com Cerveja: Nesta receita, a alcatra é cozida na panela de pressão com cerveja preta, cebola, cenoura e bacon, ficando macia e saborosa.
- Alcatra Recheada com Queijo e Presunto: Nesta receita, a alcatra é aberta em manta, recheada com queijo e presunto, enrolada e assada no forno, ficando suculenta e deliciosa.
- Alcatra Grelhada com Molho de Mostarda: Nesta receita, a alcatra é cortada em bifes, temperada com sal e pimenta, grelhada na frigideira e servida com um molho de mostarda, creme de leite e salsinha, ficando leve e sofisticada.
Quais São as Dúvidas Mais Comuns sobre Alcatra ao Vinho?
Algumas dúvidas que podem surgir na hora de fazer alcatra ao vinho são:
- Qual é o melhor vinho para usar na receita? O ideal é usar um vinho tinto seco, de boa qualidade, que tenha um sabor marcante e harmonize com a carne. Você pode escolher um vinho da região do Alentejo, como um Alentejano DOC ou um Vinho Regional Alentejano. Outras opções são os vinhos do Douro, do Dão ou da Bairrada.
- Posso substituir a alcatra por outro corte de carne? Sim, você pode usar outros cortes de carne bovina que sejam macios e tenham pouca gordura, como o contrafilé, o filé mignon ou o lagarto. O tempo de cozimento pode variar de acordo com o tamanho e a espessura da carne.
- Posso fazer a receita na panela elétrica ou na airfryer? Sim, você pode adaptar a receita para esses eletrodomésticos. Na panela elétrica, você pode seguir os mesmos passos da receita tradicional, mas reduzindo o tempo de cozimento para cerca de 1 hora e meia. Na airfryer, você pode cortar a carne em cubos, temperar com sal e pimenta, colocar na cesta da airfryer e programar para 20 minutos a 200°C. Depois, você pode fazer o molho em uma panela separada e servir com a carne.