Saber se o filho ou filha tem QI (Quociente de Inteligência) elevado, durante um tempo foi muito importante, muita gente queria saber a capacidade de inteligência dos filhos e, quando conseguiam ser submetidos a testes comprobatórios que apontavam para um nível mais elevado, era motivo de alegria.
Diante dessa colocação do professor Leandro Karnal, talvez alguns pais passem a se preocupar menos com essa questão. Só que não precisa levar ao “pé da letra”, a opinião do professor tem a ver com a observação de e alguns indivíduos, lembrando que, não se trata de totalidade e nem poderia, pois quando se trata de pessoas não se deve generalizar.
Para o historiador Leandro Karnal, pessoas muito inteligentes são menos sociáveis.
Por outro lado, não é só o historiador que tem essa impressão de pessoas “Quanto mais inteligente, menos sociável”, muitas pessoas já apontaram para esse detalhe sobre o comportamento de quem é reconhecido como muito inteligente.
Durante um evento, Leandro Karnal é muito claro quanto a sua impressão sobre pessoas com mentes privilegiadas de inteligência, personalidades inclusive, que ele mesmo admira, mas que entende como pessoas menos sociáveis.
Fora de contexto, afirmar que pessoas que demonstra ser mais inteligentes têm dificuldade nas relações sociais, pode parecer um pouco arrogante ou até exagerado, por isso é interessante assistir o vídeo para compreender o que o professor quis dizer sobre o assunto.
Ele mesmo, Leandro Karnal, é apresentado como um dos historiadores de referência em alto conceito de inteligência e conhecimento, por isso a ideia de logo concluir que todos os de QI um pouco mais elevado se comportem do mesmo modo, não deve ser uma opinião formada e precipitada.
Ao assistir o vídeo, busque se aprofundar sobre o que ele discorreu conforme seu ponto de vista, que ele como historiador se baseia em grandes personalidades de conhecimento da humanidade.