Grande parte das pessoas deseja encontrar um parceiro (a) ideal, e passar o resto da vida ao seu lado, mas segundo esse psicólogo isso não é bom para nossa felicidade.
O psicólogo espanhol Rafael Santandreu, lançou um livro que acabou gerando polêmica ao afirmar que os seres humanos não foram feitos para monogamia e que viver nesse formato é que causa a maioria dos nosso problemas.
Para ele devemos trocar de parceiro a cada 5 anos para nos libertar das normas de relacionamento que nos foram impostas e aceitar nosso próprio poder de viver a vida como desejamos.
“Vivemos o amor sentimental como algo antinatural e o entendemos de maneira aberrante, e é por isso que funciona tão mal”, disse ele em entrevista.
Ele diz que a monogamia só deu certo até agora porque os homens sempre foram vistos como possuidor da mulher, e que o tipo de vida de casal que conhecemos é “a vida de um mestre e um escravo”.
O psicólogo aconselha mulheres a buscarem liberdade nos relacionamentos:
“Somos muito reprimidos, principalmente a mulher. Nós pretendemos viver com uma tremenda limitação (quando se trata de intimidades). Com este novo modelo longe da monogamia, resolveríamos todos os problemas de ciúme ou dependência. A principal causa de suicídio no mundo é a falta de amor. A falta de amor! Não é perder o emprego ou uma doença grave” …
Mas pensando de forma mais ampla, ser obrigado a ficar trocando de parceiro a cada 5 anos também não parece nada libertador.
O importante é que cada um consiga descobrir o que realmente é mais importante para si.
Ninguém nasceu obrigado ao matrimonio, assim como ninguém nasceu para ser fadado a solidão, mas certamente todos nascemos para aproveitar da melhor forma o tempo de vida, e porque não compartilhar isso com alguém especial a quem amamos? E porque impor regras de tempo?
A pessoa ideal, é aquela que mais combina com os seus ideias daquele momento, e se esses momentos durarem a vida toda, melhor assim, se não durar esta tudo bem também.
O ser humano não foi feito para o casamento e nem para a solidão, o ser humano foi feito para ser feliz, da forma que achar melhor.
Muitas pessoas estranham aquelas pessoas que passam anos com alguém em uma relação ‘capenga’, sem emoção e sem muito sentimento, e de repente quando se separam, conhecem outra e meses depois está jurando amor como um adolescente. Isso acontece, porque o tempo não determina nada, mais ou menos, o que realmente importa, é que os dois estejam na mesma frequência.