Entenda como pode ser perigoso tomar remédio sem receita.
Um medicamento que poderia ser a solução no combate da febre, dor e inflamação, pode também ser o grande vilão para o organismo, causando doença no fígado.
Nimesulida é um dos medicamentos mais indicados para tratamento e sintomas de artrite reumatóide e osteoartrite. Pessoas que sofrem com essas doenças sabem o quanto dependem de uma medicação que as possibilite ter melhor qualidade de vida, inclusive para executar suas tarefas no dia a dia. Sem o medicamento correto se torna muito difícil.
É dito que; quem lê a bula do Nimesulida se assusta com o aviso da quantidade de efeitos colaterais que o medicamento pode causar em algumas pessoas. A lista é extensa, confira:
- Dor de cabeça,
- Sonolência,
- Tontura,
- Urticária,
- Coceira,
- Icterícia,
- Perda de apetite,
- Dor de estômago,
- Enjoo,
- Vômito,
- Diarreia,
- Diminuição do volume urinário,
- Urina escura,
- Diminuição da temperatura do corpo e asma.
- Reações alérgicas.
- Possibilidade remota de hepatite.
Além de todos esses efeitos colaterais, o remédio pode afetar drasticamente o fígado com doença grave.
O médico Rogério Alves, da BP – A Beneficência Portuguesa de São Paulo, especialista em hepatologia, informou que todo anti-inflamatótio pode causar hepatite medicamentosa, significa que o medicamento é hepatotóxico. Veja o que ele disse; “Ninguém sabe. Não tem como medir quem vai apresentar o problema”. Doutor Rogério Alves continua; “O medicamento pode dar úlcera e prejudicar o rim mesmo em doses independentes. Já para o fígado a reação grave pode ocorrer em quem toma um número maior de doses”.
Pessoas que fazem uso do medicamento nimesulida, se tiver alguma alteção no fígado, pode sofrer uma lesão aguda e ter até sangramento.
Os cuidados do Ministério da Saúde ao informar sobre os riscos do automedicamento é para evitar maiores danos ao organismo, por isso proibiu a venda dos antibióticos sem receita médica, pois em caso de necessitar combater um quadro bacteriano, a resistência aos antibióticos dificulta o tratamento.
Voltando ao mal que o remédio Nimesulida faz ao fígado, no início não apresenta sintoma, pois o órgão se mantém em silêncio agravando ainda mais os riscos.
Devido aos riscos que o Nimesulida provoca para quem utiliza, países como Estados Unidos, Espanha, Finlândia e Austrália suspenderam a permissão de venda desse remédio.
No Brasil a venda ainda está autorizada pela ANVISA, que por sua vez, alerta sobre os efeitos colaterais.
O ideal é conversar com seu médico e verificar a possibilidade de substituir Nimesulida por outro medicamento que não esteja com venda proibida em outros países.