in , ,

Macarrão Instantâneo com Frango Gratinado

Macarrão Instantâneo com Frango Gratinado

Você sabia que o macarrão instantâneo é um dos alimentos mais consumidos no mundo? Esse produto, que surgiu no Japão após a Segunda Guerra Mundial, se popularizou por ser prático, barato e versátil. Mas você não precisa se contentar com o tempero que vem na embalagem.

Pode incrementar o seu macarrão instantâneo com ingredientes simples e transformá-lo em um prato saboroso e nutritivo. Neste artigo, vamos te ensinar como fazer um macarrão instantâneo com frango gratinado, uma receita fácil e deliciosa que vai surpreender a sua família e os seus amigos. Confira!

O que é Macarrão Instantâneo?

O macarrão instantâneo é um tipo de massa pré-cozida, desidratada e temperada, que pode ser preparada em poucos minutos com água fervente. Ele foi inventado em 1958 pelo japonês Momofuku Ando, fundador da empresa Nissin Foods, que buscava uma forma de preservar os alimentos e combater a fome no pós-guerra. O primeiro sabor lançado foi o de frango, mas hoje existem diversas opções no mercado, como carne, legumes, queijo, camarão e até chocolate.

O macarrão instantâneo é considerado um alimento de baixo valor nutricional, pois contém muita gordura, sódio e conservantes. Por isso, é recomendado consumi-lo com moderação e acrescentar outros ingredientes que possam enriquecer o seu valor nutricional, como proteínas, vegetais e queijos.

Como Fazer Macarrão Instantâneo com Frango Gratinado?

Para fazer um macarrão instantâneo com frango gratinado, você vai precisar de:

  • 2 pacotes de macarrão instantâneo sabor frango
  • 2 xícaras de frango cozido e desfiado
  • 1 lata de creme de leite
  • 1 xícara de leite
  • 1 colher de sopa de farinha de trigo
  • 1 colher de sopa de manteiga
  • Sal e pimenta-do-reino a gosto
  • 1 xícara de queijo muçarela ralado

O modo de preparo é simples:

Cozinhe o macarrão instantâneo conforme as instruções da embalagem, escorra e reserve. Em uma panela, derreta a manteiga e adicione a farinha de trigo, mexendo bem para não empelotar.

Acrescente o leite aos poucos, mexendo sempre, até formar um molho branco cremoso. Tempere com sal e pimenta-do-reino a gosto e misture o creme de leite.

Em um refratário untado com manteiga, espalhe metade do macarrão cozido. Cubra com o frango desfiado e metade do molho branco.

Espalhe o restante do macarrão por cima e cubra com o restante do molho branco. Polvilhe o queijo muçarela ralado por cima.

Leve ao forno pré-aquecido a 180°C por cerca de 15 minutos ou até dourar. Retire do forno e sirva em seguida.

Quais São Outras Receitas com Macarrão Instantâneo?

Se você gostou da ideia de incrementar o seu macarrão instantâneo, confira outras receitas que você pode fazer com esse ingrediente:

  • Macarrão instantâneo com carne moída e molho de tomate: basta refogar a carne moída com cebola, alho, sal e pimenta-do-reino, adicionar o molho de tomate e deixar cozinhar por alguns minutos. Depois, é só misturar com o macarrão instantâneo cozido e servir.
  • Macarrão instantâneo com ovos mexidos e bacon: basta fritar o bacon em uma frigideira até ficar crocante, escorrer a gordura e reservar. Em outra frigideira, bata os ovos com sal e pimenta-do-reino e faça os ovos mexidos. Depois, é só misturar com o macarrão instantâneo cozido e o bacon picado e servir.
  • Macarrão instantâneo com legumes e queijo: basta cozinhar os legumes de sua preferência (cenoura, brócolis, couve-flor, ervilha, milho, etc.) em água fervente com sal por alguns minutos, escorrer e reservar. Em uma panela, derreta o queijo de sua preferência (cheddar, prato, gorgonzola, etc.) com um pouco de leite até formar um molho cremoso. Depois, é só misturar com o macarrão instantâneo cozido e os legumes e servir.

Quais São as Dúvidas Mais Comuns Sobre Macarrão Instantâneo?

Algumas das dúvidas mais comuns sobre macarrão instantâneo são:

Macarrão instantâneo faz mal à saúde? O macarrão instantâneo não faz mal à saúde se consumido com moderação e acompanhado de outros alimentos que possam equilibrar a sua dieta. No entanto, ele contém muita gordura, sódio e conservantes, que podem causar problemas como obesidade, hipertensão e doenças cardiovasculares se consumidos em excesso. Por isso, é recomendado limitar o seu consumo a uma ou duas vezes por semana e evitar o tempero que vem na embalagem, substituindo-o por ingredientes naturais.

Macarrão instantâneo engorda? O macarrão instantâneo engorda se consumido em excesso e sem acompanhamento de outros alimentos que possam fornecer fibras, proteínas e vitaminas. Uma porção de macarrão instantâneo (85 g) tem cerca de 380 calorias, o que corresponde a quase 20% das necessidades diárias de uma pessoa adulta. Além disso, ele tem um alto índice glicêmico, ou seja, eleva rapidamente os níveis de açúcar no sangue, provocando fome logo depois. Por isso, é importante controlar a quantidade e a frequência do consumo de macarrão instantâneo e combiná-lo com outros alimentos que possam saciar e nutrir o organismo.

Macarrão instantâneo pode ser feito no micro-ondas? O macarrão instantâneo pode ser feito no micro-ondas, mas é preciso tomar alguns cuidados para evitar acidentes. O primeiro passo é colocar o macarrão em um recipiente adequado para micro-ondas, que seja grande o suficiente para comportar a água e evitar transbordamentos. O segundo passo é adicionar água suficiente para cobrir o macarrão e temperá-lo a gosto. O terceiro passo é levar ao micro-ondas por cerca de 3 minutos em potência alta, mas é preciso ficar atento ao tempo e à temperatura para evitar que a água ferva demais e cause explosões. O quarto passo é retirar do micro-ondas com cuidado, usando luvas ou pegadores para não se queimar, escorrer a água e servir.

Conclusão

Neste artigo, você aprendeu como fazer um macarrão instantâneo com frango gratinado, uma receita fácil e deliciosa que vai surpreender a sua família e os seus amigos.

One Comment

Leave a Reply

One Ping

  1. Pingback:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

5 Motivos para Você Fazer uma Torta de Legumes Hoje Mesmo

5 Motivos para Você Fazer uma Torta de Legumes Hoje Mesmo

Deliciosa Sopa de Feijão

Deliciosa Sopa de Feijão