in

Idosa proibida de estudar pelo pai agora faz faculdade de Engenharia

- Anúncio -

O pai de Allice Serafim não consentiu que ela estudasse. Na época, quando estava jovem, a moradora de Catanduva, interior de São Paulo, queria estudar, sabia da importância dos estudos e de ter conhecimento.

Sonhando em ser engenheira, Allice teve de acatar a proibição do pai, mas em seu íntimo nunca desistiu.

Aos 8 anos de idade, o pai de Allice determinou que a filha não precisava de escola. Ela já estava matriculada, mas não pôde continuar. Quando completou 18 anos, casou, mas as chances de ir para a escola eram nulas. O marido também a proibiu de estudar.

- Anúncio -

“Em 1955 meu pai me tirou da escola, porque para ele mulher naquele tempo não tinha que estudar e sim casar e cuidar da família. Com 18 anos me casei e meu marido pensava que nem meu pai, por causa disso eu nunca estudei”, contou a idosa.

Determinada a aprender a ler, Allice copiava palavras da Bíblia para um caderno, não tinha domínia com a leitura, mas era o recurso que tinha.

“Eu queria aprender as palavras, então tive de me virar sozinha, até que um dia eu aprendi. Desde então, tinha dentro de mim que um dia eu iria estudar”, explicou.

Quando conseguiu finalmente ir atrás do seu sonho, Allice fez supletivo do ensino fundamental e médio, curso de violão e aulas para falar em público.

- Anúncio -

Somente aos 71 anos, Allice Serafim está na faculdade fazendo curso de Engenharia.

O professor Nilton Romero falou sobre a aluna idosa; “Ela sente muita dificuldade, o que é normal pela idade, mas ela tem muita garra, é muito dedicada. Já tive outros alunos mais velhos que eu, mas a Dona Allice se destacou entre todos pela garra, ela não desiste, muito pelo contrário, ela quem anima a gente”.

Allice falou;

- Anúncio -

“Ainda tenho fé que vou trabalhar. Mas se não der certo, tudo bem. A minha vontade é de estudar e ajudar as pessoas e fazer o bem”.

Allice durante a aula de engenharia de produção em Catanduva — Foto: Arquivo Pessoal
Foto: reprodução

Fonte: Só Boa Notícia


Qual sua opinião? Escreva abaixo👇
- Anúncio -

Written by SIlvia Jornalista

Professora Silvia, dou aulas no periodo vespertino e escrevo noticias nos sites da rede Maetips. Mãe de dois meninos, Lucas e Renato de 6 e 12 anos. Sejam muito bem vindos.

Menino de 13 anos vende bolos para ajudar família e sonha abrir confeitaria em RO

Filha de Angelina Jolie lança coleção de joias cuja renda será doada a vítimas de violência