in , ,

Costelinha Assada com Molho Barbecue

Costelinha Assada com Molho Barbecue

Você já experimentou uma costelinha assada com molho barbecue? Essa é uma receita típica da culinária norte-americana, mas que conquistou o paladar de muitos brasileiros. A carne suína é macia, saborosa e combina perfeitamente com o molho agridoce e picante. Se você quer aprender como fazer essa delícia em casa, confira as nossas dicas!

O que é Costelinha Assada com Molho Barbecue?

A costelinha assada com molho barbecue é um prato que consiste em assar a costela de porco no forno, coberta com um molho especial à base de ketchup, vinagre, açúcar, molho inglês e especiarias. O molho barbecue tem origem nos Estados Unidos, mas existem diversas variações de acordo com a região e o gosto pessoal. O nome barbecue vem do inglês “barbeque”, que significa churrasco.

Costelinha Assada com Molho Barbecue

Como fazer Costelinha Assada com Molho Barbecue?

Para fazer uma costelinha assada com molho barbecue, você vai precisar de:

  • 1 kg de costela de porco
  • Sal e pimenta-do-reino a gosto
  • 1 xícara de chá de ketchup
  • 1/4 de xícara de chá de vinagre
  • 2 colheres de sopa de açúcar mascavo
  • 1 colher de sopa de molho inglês
  • 1 colher de chá de páprica
  • 1/2 colher de chá de alho em pó
  • 1/4 de colher de chá de pimenta caiena

O modo de preparo é simples:

  • Tempere a costela com sal e pimenta-do-reino e coloque em uma assadeira. Cubra com papel-alumínio e leve ao forno preaquecido a 180°C por cerca de 1 hora e meia.
  • Enquanto isso, em uma panela, misture o ketchup, o vinagre, o açúcar mascavo, o molho inglês, a páprica, o alho em pó e a pimenta caiena. Leve ao fogo baixo e cozinhe, mexendo ocasionalmente, até engrossar.
  • Retire a costela do forno e descarte o papel-alumínio. Pincele metade do molho barbecue sobre a carne e volte ao forno por mais 15 minutos, sem cobrir.
  • Vire a costela e pincele o restante do molho. Asse por mais 15 minutos ou até dourar.
  • Sirva a costelinha assada com molho barbecue acompanhada de salada verde, batata frita ou purê de batata.

Qual é a origem da Costelinha Assada com Molho Barbecue?

A origem da costelinha assada com molho barbecue é incerta, mas há indícios de que ela tenha surgido nos Estados Unidos, no século XVIII. Os colonos ingleses teriam aprendido a técnica de defumar a carne com os nativos americanos, que usavam madeira aromática para preservar e dar sabor aos alimentos. Com o tempo, eles foram adicionando ingredientes como vinagre, açúcar e especiarias para criar um molho que realçasse o gosto da carne.

O termo barbecue teria sido cunhado pelos espanhóis, que chamavam o método de cozinhar a carne sobre uma grelha de “barbacoa”. A palavra foi adaptada para o inglês como “barbeque” ou “barbecue” e passou a designar tanto o prato quanto o evento social em que ele era servido.

Quais são outras receitas com costela de porco?

Se você gostou da receita de costelinha assada com molho barbecue, pode experimentar outras formas de preparar a costela de porco. Veja algumas sugestões:

  • Costela na panela de pressão: tempere a costela com sal, alho, cebola, louro e pimenta. Coloque na panela de pressão com água suficiente para cobrir e cozinhe por 40 minutos após pegar pressão. Escorra a água e frite a costela em uma frigideira com óleo até dourar. Sirva com arroz, feijão e salada.
  • Costela com mandioca: tempere a costela com sal, alho, cebola, louro e pimenta. Coloque em uma panela grande com água e cozinhe até ficar macia. Retire a costela e reserve o caldo. Cozinhe a mandioca descascada e cortada em pedaços no mesmo caldo até ficar macia. Escorra a mandioca e reserve o caldo. Em outra panela, refogue cebola picada, tomate picado, cheiro-verde picado e sal. Junte a costela, a mandioca e um pouco do caldo e deixe ferver até engrossar o molho. Sirva com farofa.
  • Costela no bafo: tempere a costela com sal, alho, cebola, louro e pimenta. Coloque em uma assadeira e cubra com papel-alumínio. Leve ao forno preaquecido a 180°C por cerca de 2 horas ou até ficar macia. Retire o papel-alumínio e deixe dourar por mais 15 minutos. Sirva com vinagrete e pão.

Quais são as dúvidas comuns sobre Costelinha Assada com Molho Barbecue?

Algumas dúvidas que podem surgir na hora de fazer a receita de costelinha assada com molho barbecue são:

  • Posso usar outro tipo de carne? Sim, você pode usar frango, carne bovina ou peixe para fazer o prato. O tempo de cozimento pode variar de acordo com o tipo e o tamanho da carne.
  • Posso fazer o molho barbecue caseiro? Sim, você pode fazer o seu próprio molho barbecue usando os ingredientes que preferir. Você pode variar o nível de doçura, acidez e picância do molho, além de acrescentar outros temperos como mostarda, mel, molho de soja ou fumaça líquida.
  • Posso congelar a costelinha assada com molho barbecue? Sim, você pode congelar a costelinha assada com molho barbecue por até 3 meses em um recipiente fechado. Para descongelar, deixe na geladeira de um dia para o outro e aqueça no forno ou no micro-ondas.

Conclusão

A costelinha assada com molho barbecue é uma receita deliciosa que pode ser feita em casa de forma fácil e rápida. Você só precisa temperar a carne, assar no forno e cobrir com o molho barbecue de sua preferência. Você pode servir a costelinha assada com molho barbecue com acompanhamentos simples como salada, batata ou purê.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

5 Dicas para Fazer um Delicioso Baião de Dois Vegano

5 Dicas para Fazer um Delicioso Baião de Dois Vegano

Aprenda a Preparar E deliciosa Receita de Baião de Dois Tradicional

Aprenda a Preparar deliciosa Receita de Baião de Dois Tradicional