in , ,

Confira Essas Dicas para Fazer Escondidinho de Carne Moída com Requeijão

Confira Essas Dicas para Fazer Escondidinho de Carne Moída com Requeijão

O escondidinho de carne moída com requeijão é uma receita típica da culinária brasileira, que consiste em uma camada de purê de batatas, uma camada de carne moída refogada e uma camada de requeijão cremoso, gratinados no forno.

É um prato fácil de fazer, saboroso e que agrada a toda a família. Neste artigo, você vai aprender como fazer um escondidinho de carne moída com requeijão delicioso, seguindo algumas dicas simples e práticas. Além disso, você vai conhecer a origem dessa receita e algumas variações que você pode experimentar. Vamos lá?

O que é o escondidinho de carne moída com requeijão?

O escondidinho de carne moída com requeijão é uma adaptação do escondidinho de carne seca, que é uma receita tradicional do Nordeste brasileiro. O escondidinho de carne seca leva purê de mandioca ou macaxeira, carne seca desfiada e queijo coalho ralado. O nome escondidinho vem do fato de que a carne fica escondida entre as camadas de purê e queijo.

O escondidinho de carne moída com requeijão surgiu como uma alternativa mais econômica e fácil de encontrar os ingredientes, já que a carne seca e o queijo coalho são mais caros e menos comuns em outras regiões do país. A carne moída pode ser substituída por frango desfiado, carne de porco ou legumes picados, e o requeijão pode ser substituído por creme de leite, catupiry ou outro tipo de queijo cremoso.

Confira Essas Dicas para Fazer Escondidinho de Carne Moída com Requeijão

Como fazer um escondidinho de carne moída com requeijão delicioso?

Para fazer um escondidinho de carne moída com requeijão delicioso, você vai precisar dos seguintes ingredientes:

  • 1 kg de batatas descascadas e cortadas em pedaços
  • 2 colheres (sopa) de manteiga
  • 1 xícara (chá) de leite
  • Sal e pimenta-do-reino a gosto
  • 500 g de carne moída
  • 2 colheres (sopa) de óleo
  • 1 cebola picada
  • 2 dentes de alho picados
  • 2 tomates picados sem sementes
  • 1/2 xícara (chá) de cheiro-verde picado
  • 300 g de requeijão cremoso
  • 100 g de queijo muçarela ralado

O modo de preparo é o seguinte:

  1. Cozinhe as batatas em água fervente até ficarem macias. Escorra e amasse com um garfo ou um espremedor. Em uma panela, leve ao fogo a manteiga e o leite, mexendo até derreter. Tempere com sal e pimenta-do-reino a gosto. Junte as batatas amassadas e misture bem até formar um purê homogêneo. Reserve.
  2. Em uma panela, aqueça o óleo e refogue a cebola e o alho até dourarem. Acrescente a carne moída e cozinhe, mexendo sempre, até secar o líquido. Tempere com sal e pimenta-do-reino a gosto. Adicione os tomates e o cheiro-verde e cozinhe por mais alguns minutos, até formar um molho espesso. Reserve.
  3. Em um refratário untado com manteiga, espalhe metade do purê de batatas, formando uma camada uniforme. Por cima, distribua a carne moída refogada, cobrindo todo o purê. Com uma colher, espalhe o requeijão cremoso sobre a carne, formando outra camada. Cubra com o restante do purê de batatas, alisando bem. Polvilhe o queijo muçarela ralado por cima.
  4. Leve ao forno preaquecido a 180°C por cerca de 20 minutos, ou até o queijo derreter e dourar. Retire do forno e sirva em seguida, acompanhado de uma salada verde.

Qual é a origem do escondidinho de carne moída com requeijão?

A origem do escondidinho de carne moída com requeijão é incerta, mas há algumas hipóteses sobre como essa receita surgiu. Uma delas é que o escondidinho de carne moída com requeijão foi inspirado no shepherd’s pie, um prato típico da culinária britânica, que leva purê de batatas, carne de cordeiro moída e queijo gratinado.

Outra hipótese é que o escondidinho de carne moída com requeijão foi criado por cozinheiros nordestinos que adaptaram o escondidinho de carne seca com os ingredientes que tinham à disposição em outras regiões do Brasil. De qualquer forma, o escondidinho de carne moída com requeijão se tornou um prato popular e apreciado em todo o país, sendo uma ótima opção para o almoço ou jantar.

Quais são outras receitas que usam carne moída como ingrediente principal?

A carne moída é um ingrediente versátil e que pode ser usado em diversas receitas, desde as mais simples até as mais elaboradas. Algumas sugestões de receitas que usam carne moída como ingrediente principal são:

  • Lasanha de carne moída: uma receita clássica e deliciosa, que leva camadas de massa, molho à bolonhesa, molho branco e queijo. Você pode usar massa fresca ou seca, e variar o tipo de queijo usado.
  • Bolinho de carne moída: uma receita fácil e rápida, que leva carne moída temperada, farinha de rosca, ovos e cheiro-verde. Você pode fritar os bolinhos em óleo quente ou assar no forno. Eles ficam ótimos como aperitivo ou acompanhamento.
  • Torta de carne moída: uma receita prática e saborosa, que leva uma massa feita com farinha de trigo, leite, ovos e fermento, recheada com carne moída refogada com legumes. Você pode usar os legumes que preferir, como cenoura, ervilha, milho ou azeitona.

Quais são as dúvidas mais comuns sobre o escondidinho de carne moída com requeijão?

Algumas dúvidas mais comuns sobre o escondidinho de carne moída com requeijão são:

  • Posso congelar o escondidinho de carne moída com requeijão? Sim, você pode congelar o escondidinho de carne moída com requeijão por até 3 meses em um recipiente bem fechado. Para descongelar, deixe na geladeira por algumas horas e depois leve ao forno para aquecer.
  • Posso usar outro tipo de purê no escondidinho de carne moída com requeijão? Sim, você pode usar outro tipo de purê no escondidinho de carne moída com requeijão, como purê de mandioca, purê de abóbora ou purê de batata-doce. O sabor vai mudar um pouco, mas vai ficar igualmente gostoso.
  • Posso usar outro tipo de carne no escondidinho de carne moída com requeijão? Sim, você pode usar outro tipo de carne no escondidinho de carne moída com requeijão, como frango desfiado, carne de porco ou linguiça. Você também pode fazer uma versão vegetariana usando legumes picados ou proteína de soja.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Como Fazer uma Deliciosa Batata Gratinada

Como Fazer uma Deliciosa Batata Gratinada

Receita de Doce de Sagú

Receita de Doce de Sagú