Clínica geriátrica cria ‘túnel do abraço’ para garantir segurança de idosos

 Uma clínica geriátrica teve a grande ideia de criar o que chamou de “túnel do abraço” para aumentar a segurança dos idosos.

Tudo começou no Dia das Mães, quando os responsáveis da Clínica Residencial Geriátrico Três Figueiras,  pensaram em como proteger os idosos, de modo que ao mesmo tempo pudessem ter uma data tão significativa para eles, sem colocar luz em risco.

Advertisements

Os responsáveis tiveram a sensibilidade de observar, que os 28 residentes estavam se sentindo muito isolados, tristes, afastados dos seus familiares, sem receber visitas por conta da pandemia do novo coronavírus.

A clínica geriátrica que fica em Gravataí, no Rio Grande do Sul, além dos espaços adaptados para os idosos na parte interna, possui uma área externa com ótimo ambiente para os moradores, foi assim que ha administração pôde criar um espaço para instalar o túnel do abraço.

Essa é uma ideia muito interessante, que inclusive pode ser adaptada em outras clínicas geriátricas.

Para fazer o túnel do abraço, foi necessário construir uma estrutura, a qual foi revestida com divisória de plástico,  nela foram feitos  quatro buracos para que os braços dos idosos pudessem passar e também os dos familiar que fosse  fazer a visita.

Por representar um grupo mas sensível à contaminação do novo coronavírus, classificados como grupo de risco, o projeto precisava ser pensado de modo que proteger principalmente os idosos, para isso, os espaços foram revestidos, de modo que o vírus não possa oferecer riscos.

Outra atenção é a higienização do túnel do abraço, por garantia a clínica geriátrica passou a fazer a manutenção de limpeza a cada 30 minutos. 

A ideia do túnel do abraço foi muito bem aceita, mas para ter acesso os moradores da clínica geriátrica  recebem álcool  gel nas mãos antes de entrar no espaço,  do mesmo modo que os visitantes também precisam atender as orientações de proteção, permitindo  fazer a higienização das mãos e aferição de temperatura.

Essa medida não funciona substituindo um abraço, um aconchego, ou o contato que as pessoas estão habituados, mais serve como um modo de oferecer a chance aos idosos de serem visitados por seus familiares. 

Um idoso de 81 anos, chamado Eraldo, conversou com a CNN, mantendo as medidas de prevenção e disse; “Minhas duas filhas vieram me visitar e fiquei muito feliz em vê-las. Se não tivéssemos isso, teríamos medo de abraçar devido ao coronavírus.”

Rúbia Santos, administradora da clínica, publicou no Facebook, um vídeo do túnel do abraço, em que ela mesma explica.

Créditos: https://noticias.uol.com.br/saude/ultimas-noticias/redacao/2020/06/19/clinica-geriatrica-cria-tunel-do-abraco-para-garantir-seguranca-de-idosos.htm

Written by Silvia Cardoso Souza

Professora Silvia, dou aulas no periodo vespertino e escrevo noticias nos sites da rede Maetips. Mãe de dois meninos, Lucas e Renato de 6 e 12 anos. Sejam muito bem vindos.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *