in , ,

Carré à Milanesa: Como Fazer

Carré à Milanesa: Como Fazer

O carré à milanesa é um prato típico da culinária italiana, que consiste em costeletas de porco, empanadas e fritas. É uma receita simples, mas muito saborosa e crocante, que pode ser servida com diversos acompanhamentos, como salada, arroz, purê ou batatas fritas.

Neste artigo, você vai aprender como fazer um carré à milanesa perfeito, além de conhecer um pouco da sua história e algumas variações.

O que é Carré à Milanesa?

Carré é o nome dado ao corte de carne de cordeiro que contém as costelas ou a carne suína. É uma carne macia, suculenta e com pouca gordura, que pode ser preparada de várias formas, como assada, grelhada ou cozida. A palavra carré vem do francês e significa quadrado, pois esse corte tem um formato retangular.

À milanesa é o modo de preparo em que a carne é empanada com farinha de rosca e ovos e depois frita em óleo quente. Esse método é originário da cidade de Milão, na Itália, e foi trazido ao Brasil pelos imigrantes italianos no século XIX. A receita original era feita com carne bovina, mas também pode ser adaptada para outros tipos de carne, como frango, porco ou peixe.

Carré à Milanesa: Como Fazer

Como Fazer Carré à Milanesa?

Para fazer um carré à milanesa delicioso, você vai precisar dos seguintes ingredientes:

  • 8 carrés (cerca de 1 kg)
  • Sal e pimenta-do-reino a gosto
  • 2 dentes de alho picados
  • Suco de 1 limão
  • 2 ovos batidos
  • 2 xícaras de farinha de rosca
  • Óleo para fritar
  • Salsinha picada para decorar

O modo de preparo é o seguinte:

  1. Tempere o carré com sal, pimenta, alho e limão e deixe marinar por pelo menos 30 minutos na geladeira.
  2. Passe o carré pelos ovos batidos e depois pela farinha de rosca, pressionando bem para aderir.
  3. Aqueça o óleo em uma frigideira grande e frite em fogo médio-alto, virando uma vez, até dourarem dos dois lados. Escorra em papel toalha.
  4. Polvilhe salsinha picada por cima e sirva com o acompanhamento de sua preferência.

A História do Carré à Milanesa

O carré à milanesa é uma variação do famoso cotoletta alla milanese, um prato tradicional da gastronomia milanesa que data do século XVII. A cotoletta alla milanese é feita com uma costeleta de vitela inteira, com o osso, que é empanada e frita em manteiga clarificada. Segundo a lenda, a receita foi criada por um cozinheiro chamado Felice Luraschi, que serviu o prato ao arcebispo de Milão, Federico Borromeo.

A cotoletta alla milanese foi levada para a Áustria pelos soldados napoleônicos no início do século XIX e se tornou a base para o famoso wiener schnitzel, que é feito com carne de porco ou vitela cortada fina. No Brasil, o carré à milanesa foi introduzido pelos imigrantes italianos que se estabeleceram principalmente em São Paulo e no Rio Grande do Sul. Eles adaptaram a receita usando carne de cordeiro, que era mais barata e abundante na época.

Mais 3 Receitas com Carré

Se você gostou do carré à milanesa, que tal experimentar outras receitas com esse corte de carne? Aqui estão algumas sugestões:

  • Carré ao molho de vinho: tempere o carré com sal e pimenta e sele-as em uma panela com azeite. Retire e reserve. Na mesma panela, refogue cebola e alho picados e depois adicione vinho tinto, caldo de carne, tomilho, louro e sal. Deixe reduzir até engrossar e volte as costeletas para a panela. Cozinhe por mais alguns minutos e sirva com purê de batatas.
  • Carré assado com ervas: tempere com sal, pimenta, alho, alecrim, tomilho, sálvia e azeite e deixe marinar por algumas horas. Coloque em uma assadeira e leve ao forno pré-aquecido a 180°C por cerca de 40 minutos, regando com o caldo da marinada de vez em quando. Sirva com legumes assados.
  • Carré grelhado com molho de iogurte: tempere o carré com sal, pimenta, cominho, páprica, coentro e azeite e deixe marinar por 15 minutos. Grelhe em uma chapa ou frigideira bem quente até dourarem dos dois lados. Sirva com um molho feito com iogurte natural, hortelã picada, suco de limão, sal e pimenta.

Dúvida Comum sobre o Carré à Milanesa

Você ainda tem alguma dúvida sobre o carré à milanesa? Veja se alguma dessas perguntas e respostas te ajuda:

  • Como conservar o carré? O carré pode ser conservado na geladeira por até 3 dias ou no freezer por até 3 meses. Embale bem a carne em papel filme ou sacos plásticos para evitar a perda de umidade e o contato com o ar.

Conclusão

O carré à milanesa é um prato delicioso, fácil de fazer e que agrada a todos os paladares. Você aprendeu como fazer essa receita passo a passo, além de conhecer um pouco da sua história e algumas variações. Agora é só colocar a mão na massa e se deliciar com esse prato.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Panqueca com Carne Moída

Panqueca com Carne Moída

Casal agita a Internet depois de dar uma razão sólida para escolher a vida sem filhos

Casal agita a Internet depois de dar uma razão sólida para escolher a vida sem filhos