Ganhar uma graninha extra que ninguém esperava, com certeza sempre chega em boa hora.
Não se trata de nenhuma promessa falsa, ou golpes, é o BC (Banco Central), que está recebendo pedidos dos cidadãos que tiveram algum dinheiro esquecido nos bancos, mas que agora poderão receber.
Dessa vez, a boa notícia é para pessoas nascidas antes de 1968 que poderão, a partir do dia 7 de março (segunda-feira) até 11 de março, para fazer o cadastro de pedido para receber, ou melhor; também saber se tem algum valor a receber esquecido nas instituições financeiras. Pode ser pessoa física ou empresas que foram abertas antes de 1968.
De acordo com informações do BC, cerca de 114 milhões de pessoas a 2,7 milhões de empresas fizeram consultas no site exclusivo para informações e solicitação de resgate. Desse grande número de consultas de dinheiro esquecido, 25,9 milhões de pessoas físicas e 253 mil empresas já sabem que têm recursos para receber.
A maior dúvida que se tem visto na web é sobre como fazer a consulta no site do BC, para saber se tem algum dinheiro esquecido e, se tiver, quando e como receber.
Para tirar essas dúvidas, o BC divulgou o passo a passo para resgatar o dinheiro, veja:
Primeiro é preciso acessar o site valoresareceber.bcb.gov.br na data informada no agendamento quando a consulta foi feita.
O segundo passo é criar uma conta no site ou aplicativo do governo, Gov.br, de preferência que seja uma conta de nível prata ou ouro, mas pode fazer cadastro de nível bronze, tudo isso é para a segurança do próprio cidadão. O ideal é não deixar para criar a conta no dia agendado, ao descobrir que tem dinheiro para receber, o ideal é fazer o cadastro, caso ainda não tenha.
O terceiro passo é ler com atenção o termo de responsabilidade e depois aceitar, para dar prosseguimento.
O quarto passo é verificar o valor a receber e a origem.
O passo seguinte é apenas clicar na opção que o sistema indicar
“Solicitar por aqui”. Se for devolução por Pix, é preciso indicar a chave e guardar o número do protocolo. O prazo é de até 12 dias.
O usuário que escolher receber o dinheiro diretamente na instituição de origem, terá de entrar em contato por e-mail ou telefone para combinar os detalhes de retirada.