AVÓS QUE CUIDAM DOS NETOS VIVEM MAIS, DIZ ESTUDO

Estudo aponta que avós vivem mais quando cuidam dos netos.

A publicação na revista científica Evolution and Human Behavior sobre uma pesquisa realizada com avós que cuidam dos netos, mostrou que esses idosos vivem até 3 a mais do que os avós que apenas recebem ou visitam os netos.

Pesquisadores concluíram o estudo, após muito tempo de observação e acompanhamento com pessoa idosas que têm netos para saber os benefícios ou possíveis dificuldades no campo da saúde, dos idosos que assumem a responsabilidade de cuidar dos netos. O resultado da pesquisa mostrou, que as crianças podem até ajudar os avós, pois eles se revigoram diante da responsabilidade de se dedicar aos netos.

O estudo iniciou em 1990 e foi concluído em 2009. Durante esse tempo, os pesquisadores analisaram 500 pessoas idosas com idade entre 70 e 103 anos. Embora para os avós com idade mais avançada a condição física possa ter algum comprometimento por conta do fator idade, por outro lado eles chegam a viver 3,4 ou até 7 anos quando cuidam dos netos.

Ficou provado que quando as pessoas idosas estão convivendo com crianças, especialmente os netos, eles sentem a necessidade de cuidar melhor da saúde e encontram uma motivação satisfatória para viver.

O fato desse resultado ser positivo, não significa que seja atribuída excesso de tarefas aos idosos, é preciso lembrar que as limitações físicas existem por conta da idade.

“Ajudar os pais em um nível moderado tem um efeito positivo na saúde dos avós. Contudo, estudos anteriores mostraram que um envolvimento mais intenso dos avós nos cuidados com os netos pode causar estresse e ter um efeito negativo na saúde física e mental dos avós”, alertou Ralph Hertwig, responsável pelo estudo e diretor do Center for Adaptive Rationality at the Max Planck Institute for Human Development.

Com a necessidade dos pais de trabalhar fora, é cada vez mais comum que os avós fiquem responsáveis pelos cuidados dos netos.


ATENÇÃO MÃE, QUAL SUA OPINIÃO?

escreva seu comentário abaixo👇