in , ,

Almôndega com Aveia: receita rica em fibras

Almôndega com Aveia: receita rica em fibras

Essa é uma receita simples, mas que pode surpreender o seu paladar e o seu organismo. A aveia é um cereal rico em fibras, proteínas, vitaminas e minerais, que ajuda a regular o intestino, controlar o colesterol, prevenir doenças cardiovasculares e fortalecer o sistema imunológico.

Além disso, a aveia confere uma textura macia e úmida às almôndegas, que ficam mais saborosas e suculentas.

O que é Almôndega com Aveia?

Almôndega com aveia é um prato típico da culinária brasileira, que consiste em bolinhas de carne moída misturadas com aveia em flocos, ovos, temperos e farinha de rosca. As almôndegas podem ser fritas, assadas ou cozidas no molho de tomate, e servidas com arroz, macarrão, salada ou purê de batatas.

A almôndega com aveia é uma ótima opção para quem quer variar o cardápio e aproveitar os benefícios desse cereal. Além de ser uma fonte de proteína animal, a carne moída também contém ferro, zinco, fósforo e vitaminas do complexo B. Já a aveia ajuda a aumentar a saciedade, reduzir a absorção de gordura e açúcar no sangue, melhorar a digestão e prevenir a anemia.

Como Fazer Almôndega com Aveia?

Fazer almôndega com aveia é muito simples e rápido. Você só precisa de alguns ingredientes básicos e um pouco de paciência para modelar as bolinhas. Veja o passo a passo abaixo:

Em uma tigela grande, coloque 500 g de carne moída (de preferência patinho ou coxão mole), 1 xícara de chá de aveia em flocos finos, 2 ovos batidos, 1 cebola picada, 2 dentes de alho amassados, sal, pimenta-do-reino, salsinha e cebolinha a gosto. Misture bem com as mãos até formar uma massa homogênea.

Pegue pequenas porções da massa e faça bolinhas do tamanho de uma noz. Passe-as na farinha de rosca e reserve em um prato.

Em uma panela grande, aqueça um pouco de óleo e frite as almôndegas aos poucos, virando-as para dourar por igual. Retire-as com uma escumadeira e coloque-as sobre papel toalha para escorrer o excesso de gordura.

Em outra panela, refogue 1 cebola picada e 2 dentes de alho amassados em um pouco de óleo. Junte 2 xícaras de chá de molho de tomate pronto ou caseiro, sal e orégano a gosto. Deixe ferver por alguns minutos e acrescente as almôndegas fritas. Cozinhe em fogo baixo por cerca de 15 minutos ou até que o molho engrosse um pouco.

Sirva as almôndegas com aveia acompanhadas de arroz branco, macarrão cozido ou purê de batatas. Decore com salsinha picada e queijo ralado se desejar.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Bolo de Nozes que Fica Incrivelmente Delicioso

Bolo de Nozes que Fica Incrivelmente Delicioso

Após transplante de coração, Faustão segue na UTI para 'adaptação do órgão e controle de rejeição'

Após transplante de coração, Faustão segue na UTI para ‘adaptação do órgão e controle de rejeição’