A melanina é responsável pela nossa pigmentação, olhos, cabelos, e pele, tem as cores determinadas pela quantidade maior ou menor de melania.
No Albinismo, que é uma condição rara, o organismo dessas pessoas não produz essa substância, o albinismo pode ser total ou parcial.
O Albinismo acontece quando os dois pais carregam o gene “recessivo”, fazendo com que o filho tenha dois deles fazendo com que seja aparente.
No Brasil, o albinismo é extremamente incomum e ainda causa estranheza nas pessoas.
Mas uma situação terrível tem acontecido no Malauí, onde as pessoas com albinismo estão sendo cruelmente caçadas, e mortas, fazendo com que albinos vivam escondidos.
O motivo é absurdo e assustador.
De acordo com dados divulgados pela ONU, pelo menos 7 países têm registrado problemas com caça aos albinos e pelo menos 40 ataques foram realizados.
Tudo têm acontecido por crenças e mitos religiosos. Alguns acreditam que eles não são seres humanos e então os utilizam em terríveis rituais de magia e bruxaria.
Partes de seus corpos e pedaços dos seus ossos são mitificados por essas crenças, e usados em poções, e como amuletos.
A maior incidência do problema tem sido em regiões da África, como na Tanzânia, Malauí e Burundi.
Eles tem sido capturados e mortos, e seus corpos vendidos em partes ou inteiro.
Um cadáver de albino inteiro pode chegar a custar até 75 mil dólares, enquanto braços e pernas custam em média 2 mil dólares, no mercado negro.
Apesar de ser um grave problema de conhecimento das autoridades locais, pouco tem sido feito e a maioria dos casos ficam impune.
Falta de capacitação da polícia, poucos recursos e desinteresse dos governantes são os principais fatores para que os casos fiquem sem solução.
A grande maioria dos casos ocorre em zonas rurais, por grupos anônimos, ou até mesmo familiares das vítimas, e muitos casos podem ser desconhecidos por conta disso.
As crianças são os principais alvos, por serem puros e inocentes, são vistos como excelentes para a produção das “poções”.
Quando acontecem mortes de causas naturais de albinos, os corpos também são roubados, para os mesmos fins.