Cuidado! Você pode estar preparando seu frango do modo errado e levando perigo para sua família.
É muito comum em praticamente todos os lares, as pessoas terem o hábito de lavar o frango para se proteger de possíveis contaminações por bactérias e germes. Muitas apenas lavam o frango na água corrente, enquanto algumas não abrem mão de também utilizar limão. Algumas pessoas até se arriscam em lavar com sabão para ter certeza de que o frango ficou limpinho.
Esse cuidado é justificável, afinal, um frango consegue alojar aproximadamente mil bactérias. Meio assustador quando se pensa em como se livrar de tudo isso. A boa notícia é que na maioria das vezes o ser humano não é infectado, mas não se pode descuidar, a bactéria campilobacter pode ser perigosa e provocar doenças como infecção.
Na Grã-Bretanha essa bactéria é a que mais apresenta casos de infecção alimentar, causada por aves.
Para resolver os problemas, ou ao menos reduzir, a Food Standards Agency (FSA) informou que, o ato de lavar o frango antes de prepará-lo, quando está cru, pode aumentar muito os riscos de contaminação com a bactéria campilobacter.
Como melhor se prevenir?
O primeiro passo, segundo orientação da Food Standards Agency (FSA) é parar de lavar o frango, já que no cozimento as bactérias morrem.
Eles sugerem que quando for preparar frango, retire da embalagem e coloque imediatamente na panela ou assadeira. Evitando colocar na pia e não se deve deixar que o frango cru tenha contato com outros utensílios de cozinha, caso aconteça, deve ferver água e derramar sobre os itens.
Também não deve ter contato com outros alimentos como saladas e temperos, somente na panela.
A contaminação da bactéria campilobacter pode provocar diarréia grave, dor abdominal, febre, vômitos e até levar a óbito.
Em geral os efeitos da contaminação duram poucos dias, mesmo assim o desconforto é grande, mas pode ocorrer em algumas pessoas, infecções graves, por isso é preciso evitar.