Essa é uma receita fácil, rápida e saborosa que pode agradar toda a família. Além de ser uma ótima opção para o almoço ou jantar, a panqueca com carne moída também pode ser congelada e consumida em outro dia.
Receita de Panqueca com Carne Moída
A panqueca com carne moída é um prato composto por duas partes: a massa da panqueca e o recheio de carne moída. A massa da panqueca é feita com farinha de trigo, leite, ovos, sal e óleo, e é assada em uma frigideira antiaderente.
O recheio de carne moída é feito com carne bovina moída, cebola, alho, sal, pimenta, molho de tomate e outros temperos a gosto. Depois de prontas, as panquecas são recheadas com a carne moída, enroladas e colocadas em um refratário. Por cima, pode-se colocar molho branco, molho de tomate ou queijo ralado. Em seguida, leva-se ao forno para gratinar e está pronto para servir!
A panqueca com carne moída é um prato muito versátil, pois pode ser adaptado ao paladar de cada um. Você pode variar o tipo de carne, os temperos, o molho e o queijo. Você também pode acrescentar outros ingredientes ao recheio, como milho, ervilha, cenoura ou queijo. O importante é usar a sua criatividade e fazer do seu jeito!
Veja Como Fazer Panqueca com Carne Moída
Agora que você já sabe o que é panqueca com carne moída, vamos te ensinar como fazer essa receita passo a passo. Você vai precisar dos seguintes ingredientes:
- Para a massa da panqueca:
- 2 xícaras de farinha de trigo
- 2 xícaras de leite
- 2 ovos
- 2 colheres de sopa de óleo
- 1 pitada de sal
- Para o recheio de carne moída:
- 500 g de carne bovina moída
- 1 cebola picada
- 2 dentes de alho picados
- Sal e pimenta do reino a gosto
- 1 lata de molho de tomate
- Salsinha picada a gosto
- Para a cobertura:
- Molho branco, molho de tomate ou queijo ralado a gosto
O modo de preparo é o seguinte:
- Para a massa da panqueca:
- No liquidificador, bata todos os ingredientes da massa até ficar homogêneo.
- Em uma frigideira antiaderente untada com óleo, coloque uma concha da massa e espalhe bem.
- Deixe cozinhar por alguns segundos de cada lado e vire com uma espátula.
- Repita o processo até acabar a massa. Reserve as panquecas em um prato.
- Para o recheio de carne moída:
- Em uma panela, refogue a cebola e o alho em um fio de óleo até dourar.
- Acrescente a carne moída e tempere com sal e pimenta do reino. Mexa bem para soltar a carne.
- Cozinhe até a carne ficar bem sequinha e dourada.
- Adicione o molho de tomate e a salsinha picada. Misture bem e deixe ferver por alguns minutos.
- Para montar as panquecas:
- Em um refratário untado com óleo, coloque uma camada de molho branco ou de tomate.
- Pegue uma panqueca e coloque uma porção de recheio de carne moída no centro. Enrole e coloque no refratário.
- Repita o processo com as demais panquecas, deixando um espaço entre elas.
- Cubra as panquecas com mais molho branco ou de tomate, ou polvilhe queijo ralado por cima.
- Leve ao forno preaquecido a 180°C por cerca de 15 minutos ou até gratinar.
- Retire do forno e sirva em seguida ou guarde na geladeira para consumir depois.
Qual é a Origem da Panqueca com Carne Moída?
Você sabia que a panqueca com carne moída tem origem francesa? Isso mesmo, essa receita é uma adaptação do famoso crepe francês, que é uma massa fina e redonda feita com farinha, leite e ovos. O crepe pode ser recheado com diversos ingredientes, tanto doces quanto salgados, e é muito consumido na França como café da manhã, lanche ou sobremesa.
Acredita-se que o crepe surgiu na região da Bretanha, no noroeste da França, por volta do século XII. Na época, os camponeses usavam o trigo sarraceno, que era mais barato e resistente ao clima frio, para fazer uma massa grossa e escura que era assada em uma chapa de ferro. Essa massa era chamada de galette e era recheada com queijo, presunto, ovos ou vegetais.
Com o tempo, o crepe se popularizou em toda a França e ganhou novas versões. No século XIX, surgiu o crepe suzette, que é um crepe doce regado com um molho de laranja e licor e flambado na hora de servir. Esse crepe foi criado pelo chef Henri Charpentier, que trabalhava no Café de Paris, em Mônaco. Segundo ele, o crepe suzette foi feito por acidente, quando ele deixou cair um pouco de licor na frigideira e o fogo se acendeu. O resultado foi um crepe caramelizado e perfumado que agradou ao príncipe de Gales, que estava presente no restaurante.
O crepe chegou ao Brasil com os imigrantes franceses e logo se adaptou ao paladar brasileiro. Aqui, ele recebeu o nome de panqueca e passou a ser recheado com carne moída, frango desfiado, queijo e presunto, entre outros ingredientes. A panqueca também ganhou molhos variados, como o branco, o de tomate e o de queijo. A panqueca brasileira é mais grossa e fofa do que o crepe francês e é servida como prato principal ou acompanhamento.
Mais 3 Receitas com Carne Moída
Se você gostou da receita de panqueca com carne moída, vai adorar conhecer mais três receitas usando o mesmo ingrediente principal. A carne moída é muito versátil e pode ser usada para fazer diversos pratos deliciosos. Veja só:
- Escondidinho de Carne Moída: esse é um prato típico da culinária nordestina, que consiste em uma camada de purê de mandioca ou batata cobrindo uma camada de carne moída refogada com cebola, alho, sal, pimenta e cheiro verde. Por cima, coloca-se queijo coalho ralado ou requeijão cremoso e leva-se ao forno para gratinar. O escondidinho de carne moída é uma ótima opção para os dias frios ou para servir em ocasiões especiais.
- Bolinho de Carne Moída: esse é um petisco muito fácil e rápido de fazer, que pode ser frito ou assado. Para fazer o bolinho de carne moída, basta misturar a carne moída com cebola picada, alho picado, sal, pimenta, ovo e farinha de rosca até formar uma massa homogênea. Depois, faça bolinhas com as mãos e frite em óleo quente ou asse em forno médio até dourar. Você pode rechear os bolinhos com queijo, azeitona ou ovo cozido para ficarem