Desde o momento do nosso nascimento, estabelecemos uma conexão profunda com nossos parentes, e investir em momentos de qualidade ao lado das pessoas que temos em nosso coração é uma maneira de fortalecer esses laços e criar uma sensação de segurança e pertencimento. Esta história é protagonizada por MaeDell (Taylor) Hawkins, uma matriarca que viu sua família prosperar ao longo de seis gerações.
Nascida em Kentucky, MaeDell está comemorando seu 99º aniversário, sendo a figura central de uma família que se estende por seis gerações. O caminho que levou até aqui foi repleto de desafios que exigiram grande superação.
“A vovó tinha 16 anos quando se casou com meu avô, Bill”, contou sua neta. “Ele tinha 50 anos, era viúvo e tinha dez filhos; disse uma das netas.
A primeira esposa de Bill faleceu tragicamente ao dar à luz gêmeos siameses em casa, deixando-o viúvo e com uma família para criar. MaeDell, portanto, assumiu um papel de mãe desde muito jovem.
Essa mulher de 230 netos enfrentou muitas dificuldades para cuidar dos filhos
Além de ser madrasta dos dez filhos, MaeDell e Bill tiveram 13 filhos juntos. Contudo, devido às viagens obrigatórias de trabalho de Bill, as condições de vida da família eram exigidas. A situação financeira era precária, não havia acesso a água encanada e os equipamentos que hoje consideramos básicos, como uma máquina de lavar, eram um luxo distante.
MaeDell abraçou a vida como dona de casa e criou todos os seus filhos com os recursos que tinham à disposição. Sua filha, Gracie, falou sobre a força de sua mãe da seguinte forma:
“Sim, ela precisou enfrentar muitas dificuldades, mas nunca reclamou. Ela só foi vivendo”.
Mesmo diante de tantos desafios, Gracie nunca respondeu à sua mãe reclamação de falta de comida ou roupas. MaeDell sempre fez o que podia, improvisou e cultivou uma parte significativa dos alimentos consumidos pela família.
Uma dasnetas de MaeDell disse: “Com tantas bocas para alimentar, a vovó levantava cedo, abastecia o fogão a lenha, saía para pegar ovos e preparava o café da manhã antes das crianças irem para a escola”.
Cuidar de tantos filhos foi uma tarefa surpreendentemente proposta, mas MaeDell foi capaz de criar uma família amorosa e viu muitos netos, bisnetos, trinetos e tataranetos crescerem.
Segundo um extenso levantamento genealógico realizado por Janice Taylor, nora de MaeDell, uma família atualmente conta com 623 descendentes. Essa árvore genealógica inclui 106 netos, 222 bisnetos, 234 trinetos e 37 tataranetos. Os números são divididos nas seguintes categorias: filhos, netos, bisnetos, trinetos, tataranetos e o total geral. A imagem também destaca a data de nascimento de MaeDell, que é 19 de julho de 1924, e uma divisão entre os descendentes dos dez filhos de seu marido quando eles se casaram e os que ela mesma teve.
Talvez pareça inacreditável reunir seis gerações de mulheres em uma única foto, mas foi exatamente o que aconteceu quando Cordelia Mae Hawkins, também conhecida como MaeDell, segurou sua tataraneta, Zhavia Danielle, pela primeira vez. Esse encontro emocionante ocorreu recentemente, quando uma família de Zhavia visitou uma casa de repouso onde MaeDell reside. A visita incluiu a presença da mãe, tia, avó e bisavó de Zhavia.
Gracie participou do seu chá sobre esse momento especial:“Planejamos um dia e nos encontramos. A vovó sabia que viríamos e estava animada. Passamos três horas com ela”.
Ela também relatou que MaeDell foi incrivelmente afetuosa:: “A bebê ficou um pouco agitada e MaeDell disse: ’Deixa eu segurá-la’. Para ela, isso é a coisa mais natural do mundo”.
Todas as mulheres da família se uniram para registrar essa ocasião única, destacando os laços sólidos que MaeDell construiu ao longo do tempo. Gracie concluiu dizendo: “Eu sei que juntar seis gerações é algo raro. E é ainda mais raro que todas sejam do mesmo gênero”, disse Gracie. Somos todas mulheres“.
A matriarca celebrará seu 99º aniversário em 19 de julho de 2023 e, se tudo sair conforme o planejado, em breve terá a oportunidade de conhecer uma terceira pessoa da sexta geração de sua família. Gracie declarou: “Se tudo correr bem e tanto o bebê quanto a vovó estar bem, planejamos nos reunir novamente em julho para capturar outro momento especial”.