Bebel Gilberto, sobrinha de Chico Buarque e filha de um dos criadores da Bossa Nova, João Gilberto, chocou os brasileiros ao protagonizar um ato polêmico.
A cantora estava fazendo um show internacional, seguindo sua turnê nos Estados Unidos e no Canadá.
Houve um momento durante a apresentação, que alguém deu uma bandeira do Brasil, a reação de Bebel Gilberto foi impressionante, ela jogou a bandeira no chão e pisoteou.
Em seguida, a cantora fez passos de samba e usou o símbolo nacional para limpar parte do palco, depois falou com a plateia em inglês:
“Desculpe fazer isso, mas acham que eu estou feliz em ser brasileira ou não?”, disse Bebel Gilberto.
A plateia reagiu com gritos, assobios e diziam “yes” e “no”, respondendo a pergunta da cantora.
Após tudo isso, Bebel Gilberto cantou a música “Bananeira” e seguiu em frente com sua apresentação sem voltar a tocar no assunto.
“Alguém q não tem amor pela própria Pátria e rechaça o maior símbolo de patriotismo de uma nação, não é digno de se dizer brasileira. Essa classe arrogante e soberba, que durante muitos anos foi tratada com respeito e admiração pelos brasileiros, hoje são desprezados. Os brasileiros desprezam certos “artistas” q só pensam em si e em suas contas gordas. Depois vem juíza dizer q a bandeira se tornou símbolo de um lado político. Não, a bandeira do Brasil é dos brasileiros, só que alguns fazem questão de expressar o quanto odeiam o próprio país”
Escreveu o ex-secretário da Cultura Mário Frias, comentando nas redes sociais sobre a atitude da cantora em um vídeo compartilhado.