in

Vale eleva nível de emergência em barragem, e 67 famílias serão evacuadas em MG

97 Famílias terão de ser evacuadas em Ouro Preto,  região Central de Minas Gerais, devido ao nível de emergência em barragem da Vale.

A Vale elevou o nível da barragem Doutor, para categoria de emergência, de modo que, até o fim do mês de abril, 67 famílias terão de deixar suas casas, como parte do Plano de Ação de Emergência de Barragens de Mineração (PAEBM), pois há riscos de rompimento.

Sempre que uma empresa declara que uma barragem está em nível 2, sendo o nível máximo 3, a Agência Nacional de Mineração (ANM), entende que é hora de evacuar a região, para evitar mortes. Trabalhadores e moradores precisam sair de suas casas, pois o risco de rompimento foi identificado.

Após o triste acontecimento da tragédia em Brumadinho, a Agência Nacional de Mineração (ANM) determinou mais rigor no critério de avaliação dos níveis.

Na cidade de Ouro Preto, 235 moradores serão levados para hotéis, após serem retirados de suas residências.

Com o processo de descaracterização iniciado em setembro de 2019,  A Vale informou que foi declarado nível 1 na barragem Doutor. Agora o nível foi elevado a 2 e, por questões de segurança, esse é o momento de providenciar a retirada das 67 famílias.

O tenente-coronel Flávio Godinho, porta-voz da Defesa Civil de Minas Gerais, falou em reportagem; “Na barragem de doutor a Vale adotou procedimentos mais conservadores (para atestar a segurança). E em função desses procedimentos mais conservadores, ela (a barragem) não atingiu o fator de segurança, nesse sentido a Vale aumentou para nível 2. Nessa barragem já houve evacuação de algumas famílias em data pretérita. Contudo, com essa elevação de nível 2, outras famílias deverão ser evacuadas”.

“Ela não corre risco de rompimento, se corresse seria declarado o nível 3 de emergência e precisaríamos retirar as pessoas imediatamente. Não houve qualquer mudança na estrutura da barragem. É uma medida preventiva que já iria acontecer ao longo do tempo, pela própria necessidade de descaracterização da barragem”, esclareceu o porta-voz.

Créditos: https://www.otempo.com.br/cidades/vale-eleva-nivel-de-emergencia-em-barragem-e-67-familias-serao-evacuadas-em-mg-1.2319779

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Gusttavo Lima faz doação de 4 toneladas de alimentos e bate recorde em uma live ultrapassando Beyoncé

Piloto de automobilismo morre por coronavírus e pede para ser cremado e ter as cinzas jogadas no autódromo de Interlagos