in , , ,

7 Dicas para Preparar um Delicioso Camarão Cremoso com Chuchu

7 Dicas para Preparar um Delicioso Camarão Cremoso com Chuchu

Você já experimentou camarão cremoso com chuchu? Essa é uma receita típica da culinária brasileira, que combina o sabor do fruto do mar com a textura macia do legume. É uma ótima opção para um almoço ou jantar especial, que vai surpreender a sua família e amigos.

Neste artigo, você vai aprender como fazer essa receita de forma simples e prática, além de conhecer a sua origem e algumas curiosidades. Confira as nossas dicas e aproveite!

O que é Camarão Cremoso com Chuchu?

O camarão cremoso com chuchu é um prato que consiste em camarões refogados com temperos e creme de leite, servidos sobre uma camada de chuchu cozido e gratinado com queijo. É uma receita fácil de fazer, que leva cerca de 40 minutos para ficar pronta.

O camarão é um alimento rico em proteínas, cálcio, ferro, zinco e ômega-3, que ajuda a fortalecer os ossos, os músculos, o sistema imunológico e o cérebro. Já o chuchu é um legume com baixo teor calórico, que contém vitaminas A, C e do complexo B, além de fibras, potássio e magnésio, que contribuem para a saúde da pele, dos olhos, do intestino e do coração.

7 Dicas para Preparar um Delicioso Camarão Cremoso com Chuchu

Como Fazer Camarão Cremoso com Chuchu?

Para fazer camarão cremoso com chuchu, você vai precisar dos seguintes ingredientes:

  • 1 kg de camarões limpos
  • Suco de 1 limão
  • Sal e pimenta-do-reino a gosto
  • 2 colheres (sopa) de óleo
  • 1 cebola picada
  • 3 dentes de alho picados
  • 2 tomates picados
  • 1 xícara (chá) de molho de tomate
  • 1 lata de creme de leite
  • Salsinha picada a gosto
  • 4 chuchus descascados e cortados em cubos
  • Água suficiente para cozinhar o chuchu
  • 200 g de queijo muçarela ralado

O modo de preparo é o seguinte:

  1. Tempere os camarões com o suco de limão, sal e pimenta-do-reino. Reserve por 15 minutos.
  2. Em uma panela, aqueça o óleo e refogue a cebola e o alho até dourarem. Junte os tomates e o molho de tomate e cozinhe por 10 minutos, mexendo de vez em quando.
  3. Adicione os camarões e cozinhe por mais 10 minutos, ou até que fiquem rosados. Desligue o fogo e misture o creme de leite e a salsinha.
  4. Em outra panela, cozinhe o chuchu em água fervente com sal até ficar macio. Escorra e reserve.
  5. Em um refratário untado com manteiga, espalhe o chuchu cozido e cubra com o molho de camarão. Polvilhe o queijo ralado por cima.
  6. Leve ao forno preaquecido a 180°C por 15 minutos, ou até gratinar.
  7. Sirva quente, acompanhado de arroz branco e salada verde.

Qual é a Origem do Camarão Cremoso com Chuchu?

Não se sabe ao certo qual é a origem do camarão cremoso com chuchu, mas há algumas hipóteses. Uma delas é que essa receita tenha sido criada pelos escravos africanos que trabalhavam nas fazendas de cana-de-açúcar no Brasil colonial. Eles aproveitavam os restos dos senhores de engenho, como os camarões e os chuchus, e os transformavam em um prato saboroso e nutritivo.

Outra possibilidade é que essa receita tenha sido influenciada pela culinária francesa, que utiliza muito o creme de leite em seus pratos. Os franceses chegaram ao Brasil no século XVI e deixaram sua marca na gastronomia brasileira, especialmente na região do Rio de Janeiro, onde o camarão cremoso com chuchu é muito popular.

Outras Receitas com Camarão e Chuchu

Se você gostou do camarão cremoso com chuchu, que tal experimentar outras receitas com esses dois ingredientes? Veja algumas sugestões:

  • Sopa de Camarão com Chuchu: Em uma panela, refogue cebola, alho, cenoura e batata em azeite. Junte caldo de legumes, chuchu e camarões temperados com sal e pimenta. Cozinhe até os legumes ficarem macios. Bata tudo no liquidificador e volte ao fogo. Acrescente creme de leite, noz-moscada e cheiro-verde. Sirva quente, com torradas.
  • Salada de Camarão com Chuchu: Cozinhe o chuchu em cubos em água fervente com sal. Escorra e deixe esfriar. Cozinhe os camarões em água com sal, limão e louro. Escorra e deixe esfriar. Em uma tigela, misture maionese, mostarda, sal e pimenta. Junte o chuchu, os camarões, azeitonas e alface picada. Misture bem e leve à geladeira por 2 horas. Sirva fria, decorada com ovos cozidos.
  • Escondidinho de Camarão com Chuchu: Em uma panela, refogue cebola, alho, tomate e pimentão em azeite. Junte os camarões temperados com sal e pimenta e cozinhe por 10 minutos. Adicione requeijão cremoso e cheiro-verde. Reserve. Em outra panela, cozinhe o chuchu em água fervente com sal até ficar macio. Escorra e amasse com um garfo. Misture manteiga, leite, sal e queijo parmesão ralado. Em um refratário untado com manteiga, espalhe o purê de chuchu e cubra com o recheio de camarão. Polvilhe mais queijo ralado por cima. Leve ao forno preaquecido a 180°C por 15 minutos, ou até gratinar. Sirva quente.

Quais São as Dúvidas Mais Comuns Sobre Camarão Cremoso com Chuchu?

Você ainda tem alguma dúvida sobre como fazer camarão cremoso com chuchu? Veja as respostas para as perguntas mais frequentes:

  • Posso usar outro tipo de queijo para gratinar? Sim, você pode usar o queijo de sua preferência, como prato, provolone ou gorgonzola.
  • Posso substituir o creme de leite por outro ingrediente? Sim, você pode usar iogurte natural, cream cheese ou requeijão cremoso.
  • Posso congelar o camarão cremoso com chuchu? Sim, você pode congelar o prato já montado em um recipiente fechado por até 3 meses. Para descongelar, deixe na geladeira por 12 horas e depois aqueça no forno ou no micro-ondas.
  • Como limpar os camarões? Você deve retirar a casca e a cabeça dos camarões, deixando apenas o rabo. Com uma faca afiada, faça um corte superficial na parte de cima do camarão e retire a veia escura que fica no meio. Lave bem os camarões em água corrente e seque com papel toalha.

Conclusão

O camarão cremoso com chuchu é uma receita deliciosa e fácil de fazer, que vai agradar a todos os paladares. Você só precisa de alguns ingredientes simples e um pouco de tempo para preparar esse prato que é uma verdadeira obra de arte.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Veja Como Preparar um Delicioso Contra Filé com Batata Saltè

Veja Como Preparar um Delicioso Contra Filé com Batata Saltè

Receita de Delicioso Arroz à Grega

Receita de Delicioso Arroz à Grega