in , , ,

7 Dicas para Fazer um Molho Tártaro Delicioso

7 Dicas para Fazer um Molho Tártaro Delicioso

O molho tártaro é um dos molhos mais versáteis e saborosos que existem. Ele pode acompanhar diversos pratos, como peixes, frutos do mar, saladas, sanduíches e até batatas fritas. Mas você sabe o que é o molho tártaro e como fazer essa receita em casa? Neste artigo, vamos te explicar tudo o que você precisa saber sobre esse molho incrível e te dar algumas dicas para prepará-lo de forma simples e rápida. Confira!

O que é o Molho Tártaro?

O molho tártaro é um tipo de molho frio, feito à base de maionese e outros ingredientes, como picles, alcaparras, cebola, salsa, mostarda e suco de limão. Ele tem uma consistência cremosa e um sabor levemente ácido e picante, que combina muito bem com alimentos fritos ou grelhados.

O nome do molho vem da palavra francesa “tartare”, que significa “cru” ou “picado”. Isso se deve ao fato de que os ingredientes do molho são cortados em pedaços bem pequenos, para dar mais textura e sabor ao molho.

7 Dicas para Fazer um Molho Tártaro Delicioso

Como Fazer Molho Tártaro em Casa?

Fazer molho tártaro em casa é muito fácil e rápido. Você só precisa de alguns ingredientes básicos e um liquidificador ou um processador de alimentos. Veja o passo a passo abaixo:

  • Em um recipiente, coloque 1 xícara de maionese, 2 colheres de sopa de picles picados, 2 colheres de sopa de alcaparras picadas, 2 colheres de sopa de cebola picada, 2 colheres de sopa de salsa picada, 1 colher de sopa de mostarda e o suco de meio limão.
  • Bata tudo no liquidificador ou no processador até obter uma mistura homogênea e cremosa.
  • Transfira o molho para uma tigela e leve à geladeira por pelo menos 30 minutos antes de servir.
  • Pronto! Agora você já tem um delicioso molho tártaro caseiro para usar como quiser.

A Origem do Molho Tártaro

A origem do molho tártaro é incerta, mas existem algumas teorias sobre a sua história. Uma delas diz que o molho foi criado pelos tártaros, um povo nômade que habitava as estepes da Ásia Central. Eles costumavam comer carne crua temperada com vinagre e especiarias, e usavam um molho feito com coalhada de leite e ervas para acompanhar.

Outra teoria diz que o molho foi inventado na França, no século XVIII, por um cozinheiro chamado François Vatel. Ele teria criado o molho para servir com um prato de carne crua chamado “steak tartare”, que era popular entre os nobres da época.

Independentemente da sua origem, o fato é que o molho tártaro se espalhou pelo mundo e ganhou diversas variações, conforme os costumes e os ingredientes locais. Hoje em dia, ele é apreciado em vários países, especialmente na Europa e na América do Norte.

Mais 3 Receitas com Molho Tártaro

Se você gostou da receita de molho tártaro e quer experimentar outras formas de usá-lo na sua cozinha, confira estas três sugestões de pratos que ficam ótimos com esse molho:

  • Fish and chips: esse é um prato típico da Inglaterra, que consiste em peixe empanado e frito, servido com batatas fritas. O molho tártaro é o acompanhamento perfeito para esse prato, pois dá um toque refrescante e contrasta com o sabor do peixe.
  • Salada de batata: essa é uma salada simples e deliciosa, que pode ser servida como entrada ou como acompanhamento. Para fazê-la, você só precisa cozinhar algumas batatas em cubos, escorrer e misturar com o molho tártaro, sal e pimenta a gosto. Você também pode adicionar outros ingredientes, como ovos cozidos, azeitonas, cenoura, ervilha ou milho.
  • Sanduíche de atum: esse é um sanduíche fácil e nutritivo, que pode ser feito em poucos minutos. Você só precisa misturar uma lata de atum escorrido com o molho tártaro, sal e pimenta a gosto. Depois, é só rechear duas fatias de pão de sua preferência com essa pasta de atum e algumas folhas de alface. Você também pode acrescentar outros ingredientes, como tomate, queijo, pepino ou cenoura ralada.

Dúvidas Comuns sobre o Molho Tártaro

Se você ainda tem alguma dúvida sobre o molho tártaro, veja se ela está respondida nesta lista de perguntas e respostas frequentes:

  • O molho tártaro é saudável? O molho tártaro não é um molho muito calórico, pois tem cerca de 50 calorias por colher de sopa. No entanto, ele é rico em gordura e sódio, o que pode ser prejudicial para a saúde se consumido em excesso. Por isso, é recomendado usar o molho com moderação e preferir versões mais leves, feitas com iogurte ou creme de leite light.
  • O molho tártaro pode ser congelado? O molho tártaro não é um molho que congela bem, pois pode perder a sua consistência e o seu sabor ao ser descongelado. Por isso, é melhor fazer o molho na hora ou guardar na geladeira por até três dias.
  • O molho tártaro pode ser usado em outras receitas? O molho tártaro é um molho muito versátil, que pode ser usado em diversas receitas, como saladas, carnes, frangos, massas, tortas e até sobremesas. Você pode usar a sua criatividade e experimentar novas combinações com esse molho.

Conclusão

Neste artigo, você aprendeu o que é o molho tártaro, como fazer essa receita em casa e algumas dicas para usá-la na sua cozinha. Esperamos que você tenha gostado das informações e que se inspire para preparar pratos deliciosos com esse molho.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Estudante é barrado em sua própria formatura

Estudante é barrado em sua própria formatura, professor empresta seus sapatos e compartilha a história

7 Dicas para Fazer um Delicioso Pudim de Abacaxi com Calda

7 Dicas para Fazer um Delicioso Pudim de Abacaxi com Calda