in , , ,

6 Benefícios da Canja de Galinha Rápida para a sua Saúde

6 Benefícios da Canja de Galinha Rápida para a sua Saúde

A canja de galinha é uma sopa feita com carne de frango, legumes, arroz ou macarrão e temperos. Ela é uma receita tradicional e reconfortante, que é consumida em vários países do mundo. Além de ser deliciosa, a canja de galinha também é uma ótima aliada para a sua saúde, pois possui propriedades que ajudam a prevenir e combater diversas doenças.

Canja de Galinha?

A canja de galinha é uma sopa feita com carne de frango cozida em água ou caldo, legumes como cenoura, batata, cebola e salsão, arroz ou macarrão e temperos como sal, pimenta, alho, louro e salsa. Ela pode ser servida como entrada ou como prato principal, acompanhada de pão ou torradas.

É uma receita simples e versátil, que pode ser adaptada ao gosto de cada um. Você pode usar diferentes tipos de frango, como peito, coxa ou sobrecoxa, ou até mesmo frango inteiro. Também pode variar os legumes, usando abóbora, chuchu, mandioquinha ou outros que você preferir. Você pode ainda incrementar a sua canja com outros ingredientes, como milho, ervilha, queijo ou bacon.

Como Fazer Canja de Galinha Rápida: Passo a Passo

Para fazer uma canja de galinha rápida, você vai precisar dos seguintes ingredientes:

  • 500 g de peito de frango sem pele e sem osso
  • 2 litros de água
  • 2 tabletes de caldo de galinha
  • 2 cenouras picadas
  • 2 batatas picadas
  • 1 cebola picada
  • 2 dentes de alho picados
  • 1 xícara (chá) de arroz lavado
  • Sal e pimenta-do-reino a gosto
  • Salsa picada a gosto

Siga o passo a passo abaixo para preparar a sua canja:

Em uma panela de pressão, coloque o frango, a água e os tabletes de caldo de galinha. Tampe a panela e leve ao fogo alto até pegar pressão.

Abaixe o fogo e cozinhe por cerca de 20 minutos ou até que o frango esteja macio. Desligue o fogo e espere sair toda a pressão da panela. Abra com cuidado e retire o frango com uma escumadeira. Reserve o caldo na panela.

Desfie o frango com um garfo ou com as mãos e reserve. Na mesma panela do caldo, acrescente as cenouras, as batatas, a cebola e o alho. Leve ao fogo médio e cozinhe por cerca de 15 minutos ou até que os legumes estejam macios.

Adicione o arroz e tempere com sal e pimenta-do-reino a gosto. Cozinhe por mais 15 minutos ou até que o arroz esteja cozido. Junte o frango desfiado e misture bem.

Salpique a salsa picada por cima e sirva a canja bem quente.

A Origem da Canja de Galinha

A canja de galinha é uma receita que tem origem na China, onde era chamada de “ji tang”, que significa “sopa de galinha”. A sopa era feita com carne de galinha cozida em água com gengibre, alho-poró e sal. Ela era considerada um remédio natural para curar resfriados, gripes e outras doenças respiratórias.

A canja de galinha chegou ao Brasil com os portugueses, que aprenderam a receita com os chineses durante as suas viagens comerciais. Os portugueses adaptaram a receita ao seu paladar, acrescentando legumes, arroz ou macarrão e outros temperos. A canja de galinha se tornou um prato típico da culinária portuguesa e brasileira, sendo preparada em diversas ocasiões, como dias frios, festas juninas e épocas de convalescença.

6 Benefícios da Canja de Galinha Rápida para a sua Saúde

Os Benefícios da Canja de Galinha para a sua Saúde

A canja de galinha é uma sopa que traz vários benefícios para a sua saúde, pois possui propriedades que ajudam a prevenir e combater diversas doenças. Veja alguns dos benefícios que a canja de galinha pode trazer para o seu organismo:

  • Fortalece o sistema imunológico: a canja de galinha é rica em proteínas, que são essenciais para a formação dos anticorpos que defendem o corpo contra as infecções. Além disso, a canja de galinha contém zinco, selênio e vitamina A, que são nutrientes que estimulam o sistema imunológico e protegem as células dos danos causados pelos radicais livres.
  • Alivia os sintomas de resfriados e gripes: a canja de galinha é um remédio caseiro para aliviar os sintomas de resfriados e gripes, como congestão nasal, tosse, dor de garganta e febre. Isso porque a canja de galinha tem um efeito anti-inflamatório, que reduz a inflamação das vias respiratórias e facilita a respiração. Além disso, a canja de galinha tem um efeito expectorante, que ajuda a eliminar o muco e as secreções das vias respiratórias. A canja de galinha também hidrata o corpo e repõe os líquidos e os sais minerais perdidos pela transpiração e pela febre.
  • Melhora a digestão: a canja de galinha é uma sopa leve e de fácil digestão, que não sobrecarrega o estômago nem o intestino. Ela também é rica em fibras, que ajudam a regular o trânsito intestinal e a prevenir a prisão de ventre. A canja de galinha ainda contém glutamina, um aminoácido que ajuda a reparar as células do intestino e a manter a sua integridade.
  • Fornece energia: a canja de galinha é uma sopa que fornece energia para o corpo, pois contém carboidratos, que são a principal fonte de combustível para as células. Ela também contém potássio, magnésio e vitaminas do complexo B, que são nutrientes que participam do metabolismo energético e ajudam a combater o cansaço e a fadiga.
  • Previne a anemia: a canja de galinha é uma sopa que previne a anemia, pois contém ferro, que é um mineral essencial para a produção dos glóbulos vermelhos do sangue. Ela também contém vitamina C, que é uma vitamina que aumenta a absorção do ferro pelo organismo. A canja de galinha ainda contém ácido fólico e vitamina B12, que são vitaminas que também são importantes para a formação dos glóbulos vermelhos.
  • Ajuda na perda de peso: a canja de galinha é uma sopa que ajuda na perda de peso, pois tem baixo valor calórico e alto poder de saciedade. Ela também é rica em proteínas, que ajudam na manutenção da massa muscular e no aumento do gasto calórico. A canja de galinha ainda contém água, que ajuda na eliminação das toxinas e na redução do inchaço.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Receita de Panqueca Saudável de Aveia e Banana

Receita de Panqueca Saudável de Aveia e Banana

Sopa de Cebola com Queijo e Carne: Muito Saborosa

Sopa de Cebola com Queijo e Carne: Muito Saborosa