in , , ,

5 Dicas para Fazer uma Deliciosa Lasanha à Bolonhesa

5 Dicas para Fazer uma Deliciosa Lasanha à Bolonhesa

A lasanha à bolonhesa é um prato típico da culinária italiana, que consiste em camadas de massa, molho de carne moída e tomate, queijo e molho branco.

Deliciosa Lasanha à Bolonhesa?

A lasanha à bolonhesa é uma variação da lasanha tradicional, que tem origem na região da Emília-Romanha, na Itália. A diferença está no molho utilizado, que leva carne moída e tomate, além de ervas aromáticas como manjericão, orégano e louro.

O nome bolonhesa vem de Bolonha, a capital da Emília-Romanha, onde o molho é chamado de ragù alla bolognese.

A lasanha à bolonhesa é um prato rico em proteínas, carboidratos e cálcio, que fornece energia e saciedade. Além disso, é uma ótima opção para aproveitar as sobras de carne ou de molho que você tiver na geladeira.

5 Dicas para Fazer uma Deliciosa Lasanha à Bolonhesa

Como Fazer Lasanha à Bolonhesa?

Para fazer uma deliciosa lasanha à bolonhesa, você vai precisar dos seguintes ingredientes:

  • 500 g de massa para lasanha (pré-cozida ou fresca)
  • 500 g de carne moída (de preferência patinho ou coxão mole)
  • 2 latas de molho de tomate pronto ou caseiro
  • 2 colheres (sopa) de óleo
  • 1 cebola picada
  • 2 dentes de alho picados
  • Sal e pimenta-do-reino a gosto
  • 2 folhas de louro
  • 1 colher (chá) de orégano
  • 1 colher (chá) de manjericão
  • 250 g de queijo mussarela fatiado
  • 250 g de presunto fatiado
  • 50 g de queijo parmesão ralado

Para o molho branco:

  • 2 colheres (sopa) de manteiga
  • 2 colheres (sopa) de farinha de trigo
  • 500 ml de leite
  • Sal e noz-moscada a gosto

O modo de preparo é o seguinte:

  1. Em uma panela, aqueça o óleo e refogue a cebola e o alho até ficarem macios. Acrescente a carne moída e tempere com sal e pimenta-do-reino. Cozinhe até a carne soltar toda a água e dourar.
  2. Adicione o molho de tomate, o louro, o orégano e o manjericão. Misture bem e deixe ferver por cerca de 15 minutos, mexendo ocasionalmente. Reserve.
  3. Em outra panela, derreta a manteiga e junte a farinha de trigo. Mexa bem até formar uma pasta. Aos poucos, adicione o leite, mexendo sempre para não empelotar. Tempere com sal e noz-moscada e cozinhe até engrossar. Reserve.
  4. Em um refratário grande e untado com manteiga, monte a lasanha da seguinte forma: uma camada de molho branco, uma camada de massa, uma camada de molho à bolonhesa, uma camada de presunto, uma camada de queijo mussarela. Repita as camadas até acabarem os ingredientes, terminando com molho branco e queijo parmesão por cima.
  5. Leve ao forno pré-aquecido a 180°C por cerca de 25 minutos ou até o queijo derreter e dourar. Retire do forno e deixe descansar por 10 minutos antes de servir.

A História da Lasanha à Bolonhesa

A lasanha é um dos pratos mais antigos da culinária italiana, datando do século XIII. A origem exata é incerta, mas há registros de que a lasanha era consumida na região da Emília-Romanha, onde se produzia uma massa fina e cortada em tiras, chamada de lasagna.

A lasanha à bolonhesa, por sua vez, é uma invenção mais recente, que surgiu no século XX, como uma adaptação da receita original. O molho à bolonhesa foi criado por um cozinheiro italiano chamado Pellegrino Artusi, que publicou um livro de receitas em 1891, chamado “A Ciência na Cozinha e a Arte de Comer Bem”. Nesse livro, ele descreveu o molho como uma mistura de carne moída, cebola, cenoura, salsão, manteiga, vinho e tomate.

A combinação do molho à bolonhesa com a massa de lasanha e o molho branco foi popularizada na década de 1950, quando os italianos começaram a usar massas pré-cozidas e molhos prontos, que facilitavam o preparo do prato. A lasanha à bolonhesa se tornou um sucesso mundial, sendo apreciada em diversos países e ganhando diferentes versões.

Mais 3 Receitas com Carne Moída

A carne moída é um ingrediente versátil e econômico, que pode ser usado em diversas receitas. Além da lasanha à bolonhesa, você pode fazer:

  • Escondidinho de carne moída: um prato típico da culinária brasileira, que consiste em uma camada de purê de batatas ou mandioca, uma camada de carne moída refogada com temperos e coberta com queijo e levada ao forno para gratinar.
  • Bolinho de carne moída: um petisco delicioso, que consiste em modelar a carne moída temperada em formato de bolinhas e fritar em óleo quente. Você pode rechear os bolinhos com queijo, azeitona ou ovo cozido.

Dúvidas Comuns sobre Lasanha à Bolonhesa

Algumas dúvidas que podem surgir na hora de fazer uma lasanha à bolonhesa são:

Posso usar outro tipo de carne no lugar da carne moída? Sim, você pode usar frango desfiado, carne seca, linguiça ou até mesmo atum ou camarão no lugar da carne moída. O importante é cozinhar bem o recheio e temperar a seu gosto.

Posso usar outro tipo de queijo no lugar da mussarela? Sim, você pode usar queijo prato, provolone, gorgonzola ou o queijo de sua preferência. O importante é que o queijo derreta bem e dê sabor ao prato.

Posso fazer a lasanha sem o molho branco? Sim, você pode fazer a lasanha apenas com o molho à bolonhesa e o queijo. Nesse caso, você pode acrescentar um pouco de leite ao molho para deixá-lo mais cremoso e evitar que a massa fique seca.

Posso congelar a lasanha pronta? Sim, você pode congelar a lasanha pronta por até 3 meses. Para isso, embrulhe bem o refratário com papel alumínio e coloque no freezer. Na hora de consumir, retire do freezer e leve direto ao forno pré-aquecido até aquecer bem.

Conclusão

A lasanha à bolonhesa é um prato delicioso e fácil de fazer, que agrada a todos os paladares. Com as nossas dicas, você vai conseguir fazer uma lasanha suculenta e saborosa, que vai fazer sucesso na sua mesa.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Acém Recheado com Linguiça e Azeitona

Acém Recheada com Linguiça e Azeitona

Couve-Flor Gratinada com Molho Branco Vegano

Couve-Flor Gratinada com Molho Branco Vegano