in , , ,

5 Dicas para fazer um delicioso frango assado temperado com iogurte e hortelã

5 Dicas para fazer um delicioso frango assado temperado com iogurte e hortelã

Você já experimentou frango assado temperado com iogurte e hortelã? Essa é uma receita fácil, saudável e saborosa que vai surpreender a sua família e amigos. O iogurte ajuda a deixar o frango macio e suculento, enquanto a hortelã dá um toque refrescante e aromático.

O que é frango assado temperado com iogurte e hortelã?

Frango assado temperado com iogurte e hortelã é uma receita que combina ingredientes típicos da culinária mediterrânea, como o azeite, o alho, o limão e as ervas.

O frango é marinado em uma mistura de iogurte, hortelã, sal, pimenta e outros temperos, e depois assado no forno até ficar dourado e crocante com resultado é um frango suculento por dentro e crocante por fora, com um sabor incrível.

Iogurte é um ingrediente muito versátil na cozinha, pois pode ser usado tanto em receitas doces quanto salgadas. Ele é rico em proteínas, cálcio e probióticos, que são benéficos para a saúde do intestino. Além disso, ele ajuda a amaciar as carnes, pois contém ácido lático, que quebra as fibras musculares

A hortelã é uma erva aromática que tem propriedades digestivas, anti-inflamatórias e refrescantes. Ela combina muito bem com o iogurte e o frango, dando um toque especial à receita.

5 Dicas para fazer um delicioso frango assado temperado com iogurte e hortelã

Como fazer frango assado temperado com iogurte e hortelã?

Para fazer frango assado temperado com iogurte e hortelã, você vai precisar dos seguintes ingredientes:

  • 1 kg de coxas e sobrecoxas de frango (ou outra parte de sua preferência)
  • 1 xícara de iogurte natural
  • 1/4 de xícara de folhas de hortelã picadas
  • 2 dentes de alho picados
  • Suco e raspas de 1 limão
  • 2 colheres de sopa de azeite
  • Sal e pimenta-do-reino a gosto

O modo de preparo é muito simples:

  1. Em uma tigela grande, misture o iogurte, a hortelã, o alho, o suco e as raspas de limão, o azeite, o sal e a pimenta. Mexa bem para incorporar os ingredientes.
  2. Coloque o frango na tigela e envolva-o bem com a marinada. Cubra com plástico filme e leve à geladeira por pelo menos 4 horas, ou de preferência durante a noite.
  3. Preaqueça o forno a 200°C e forre uma assadeira com papel-alumínio. Retire o frango da marinada e coloque-o na assadeira. Descarte o excesso de marinada.
  4. Asse o frango por cerca de 40 minutos, ou até que esteja dourado e cozido por dentro. Você pode virar o frango na metade do tempo para dourar dos dois lados.
  5. Sirva o frango quente ou frio, acompanhado de salada verde, arroz ou batatas.

Qual é a origem dessa receita?

Não há uma origem certa para essa receita, mas ela provavelmente foi inspirada pela culinária do Oriente Médio ou da Grécia, onde o iogurte e a hortelã são muito usados em pratos com carne. Uma receita semelhante é o tzatziki, um molho grego feito com iogurte, pepino, alho e hortelã, que é servido com pão pita, salada e carne grelhada. Outra receita parecida é o frango com molho de iogurte e hortelã, que é típica da Turquia e do Irã, e que leva também cebola, açafrão e nozes.

Essa receita é uma forma de aproveitar os benefícios do iogurte e da hortelã, que são ingredientes muito saudáveis e saborosos. Além disso, ela é uma ótima opção para variar o cardápio e surpreender os convidados com um prato diferente e fácil de fazer.

Quais são outras receitas com frango e iogurte?

Se você gostou dessa receita, pode experimentar outras formas de usar o frango e o iogurte na cozinha. Aqui estão algumas sugestões:

  • Frango ao curry com iogurte: uma receita indiana que leva frango cozido em um molho cremoso de iogurte, cebola, tomate, gengibre, alho e especiarias como curry, cominho, coentro e canela. É servido com arroz basmati ou pão naan.
  • Frango grelhado com iogurte e ervas: uma receita simples e rápida que leva frango temperado com sal, pimenta, alho, orégano e tomilho, grelhado na frigideira ou na churrasqueira. É servido com um molho de iogurte, maionese, mostarda, cebolinha e salsinha.
  • Frango assado com iogurte e mel: uma receita doce e salgada que leva frango marinado em uma mistura de iogurte, mel, vinagre balsâmico, alho, alecrim e tomilho. É assado no forno até ficar caramelizado e macio.

Quais são as dúvidas comuns sobre essa receita?

Algumas dúvidas que podem surgir ao fazer essa receita são:

  • Posso usar outro tipo de iogurte? Sim, você pode usar iogurte grego, desnatado ou sem lactose, desde que seja natural e sem açúcar. Evite usar iogurtes saborizados ou adoçados, pois eles podem alterar o sabor da receita.
  • Posso usar outra erva no lugar da hortelã? Sim, você pode usar outras ervas frescas ou secas que combinem com o frango e o iogurte, como coentro, salsa, manjericão ou alecrim. Você também pode usar uma mistura de ervas de sua preferência.
  • Posso fazer essa receita na panela ou na airfryer? Sim, você pode adaptar essa receita para outros métodos de cozimento. Na panela, você pode cozinhar o frango na própria marinada em fogo baixo até ficar macio. Na airfryer, você pode assar o frango em temperatura alta por cerca de 20 minutos, virando na metade do tempo.

Conclusão

Frango assado temperado com iogurte e hortelã é uma receita deliciosa que vai fazer sucesso na sua mesa. Ela é fácil de fazer, saudável e saborosa.

Você só precisa marinar o frango em uma mistura de iogurte, hortelã e outros temperos, e depois assar no forno até ficar dourado e crocante. Você pode servir o frango quente ou frio, acompanhado de salada verde, arroz ou batatas.

Essa é uma ótima forma de aproveitar os benefícios do iogurte e da hortelã, que são ingredientes muito nutritivos e aromáticos.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Salada de Peito de Frango Grelhado com Alface

Salada de Peito de Frango Grelhado com Alface

Conheça Essa Receita e Saiba Como Fazer um Delicioso Bolo de Cenoura

Conheça Essa Receita e Saiba Como Fazer um Delicioso Bolo de Cenoura