5 coisas que os pais dizem e que destroem a autoestima de uma criança

- Anúncio -

Os avós também precisam saber disso!

Crianças percebem tudo o que acontece em casa, mesmo sem entender exatamente os fatos, elas são capazes de perceber quando algo não está bem. Do mesmo modo, elas podem captar palavras ditas pelos pais, avós ou um parente muito presente, que pode destruir a autoestima infantil.

Quando um adulto conversa com uma criança, é preciso ter muita atenção ao que está sendo dito e a forma como emprega a fala, não se trata de excesso de zelo, nem falar como se estivesse tentando se comunicar pela primeira vez com um ser alienígena, porém uma frase negativa, verbalizada com muita ênfase sobre a criança, pode causar danos emocionais profundos capaz de se cristalizar no subconsciente em forma de dor, principalmente em se tratando de alguém que represente muita influência, por exemplo, pais e avós.

Esse assunto é tão sério, que há estudos sendo realizados e grupos de apoio aos pais, para lidar com as principais dificuldades com os filhos, pois a criança pode até prejudicar a saúde mental por estar em idade de fragilidade.

- Anúncio -
- Anúncio -

Com certeza, pais e avós também têm suas dificuldades e talvez em algum momento perca a paciência por estar passando por problemas no trabalho, no casamento, contas a pagar entre outros problemas. Mesmo assim, tente evitar essas 5 frases:

1. “Você não consegue fazer nada!”

É uma afirmativa que a criança recebe como tradução de desistência antes de tentar.

2. “Por que você não pode ser normal, como as outras crianças…”

Comparação é porta direta para baixar a autoestima da criança.

3. “Mas é tão fácil!”

Então ele é “burro”? É o mesmo que afirmar para a criança sua incapacidade de aprender.

- Anúncio -

4. “Deixa que eu faço!”

Impedir a criança de fazer certas tarefas por conta do excesso de carinho é uma opção prejudicial para o desenvolvimento. A tendência é se “encostar” na família mais tarde.

5. “Você errou de novo!”

Significa incapacidade de fazer as coisas certas, então com o tempo a criança pode começar a se auto sabotar.


Qual sua opinião? Escreva abaixo👇
- Anúncio -

Written by SIlvia Jornalista

Professora Silvia, dou aulas no periodo vespertino e escrevo noticias nos sites da rede Maetips. Mãe de dois meninos, Lucas e Renato de 6 e 12 anos. Sejam muito bem vindos.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Menina de 3 anos morre após ser esquecida dentro de carro

Bruna Marquezine manda recado à Bolsonaro: “explique ao mundo as finanças da família”