Um motorista que estava atrás da moto filmou as imagens que demonstram no mínimo irresponsabilidade da mulher.
Um flagrante de imprudência no trânsito foi feito em Natal (RN), e mostra uma mulher carregando um bebê em uma motocicleta.
A criança parece estar presa na mulher por um ‘canguru’, uma espécie de mochila usada por mães para dar apoio quando carregam as crianças por longos períodos no colo.
O motorista que esta em um carro logo atrás da moto registrou a cena com o celular, pois ficou perplexo com o que via, e com os riscos que a criança foi exposta.
O vídeo foi publicado nas redes sociais e chama a atenção para o desrespeito com as normas de trânsito e com a imprudência a que as pessoas se submetem e também expõe à terceiros.
Segundo reportagem publicada pelo portal OP9, Carlos Eugênio, inspetor chefe de trânsito da Secretaria de Mobilidade Urbana de Natal disse que as imagens foram feitas na Zona Norte de Natal, e que a mulher cometeu várias infrações.
“Ela está transportando um bebê em veículo ciclomotor, que não é permitido, com total falta de segurança”, ressaltou.
Ele explicou que segundo a legislação de trânsito, a idade mínima que uma criança deve ter para ser transportada com segurança é 7 anos.
A mulher também está em um veículo sem emplacamento, e se tivesse sido em flagrante ela teria o veículo recolhido.
A penalidades para a infração, segundo o inspetor ouvido, seria de 7 pontos na carteira e multa de R$ 293,47.
“A orientação é ter cuidado e zelo pela vida. Ela colocou em risco não só a vida dela, mas principalmente a da criança. Numa queda, sem capacete e totalmente sem segurança, quem vai sofrer as consequências maiores é o bebê”, disse.
Ele dá algumas orientações para transportar as crianças com mais de 7 anos, com segurança nas motos em qualquer ocasião:
* Preocupe-se com a vestimenta das crianças. Para andar de moto é importante que elas estejam com roupas que possam proteger a pele em caso de queda, então aposte em tênis, calça jeans e jaqueta de tecido grosso. Luvas de couro são uma boa opção para proteger as mãos.
* De acordo com a lei, crianças menores de 7 anos não podem andar de moto. Porém, o mais importante é observar se o pequeno é capaz de cuidar da própria segurança. Verifique, por exemplo, se tem altura o suficiente para apoiar os pés nas pedaleiras.
* Oriente a criança a se segurar no corpo do piloto com firmeza e não nos ferros da garupa. Isso facilita as manobras, principalmente nas curvas.
* Escolha um capacete do tamanho da criança e prefira modelos fechados, que oferecem proteção também para a mandíbula.
* Em hipótese alguma, transporte mais de uma criança na motocicleta. Essa atitude aumenta muito a dificuldade de fazer manobras e frenagens, pois o veículo é projetado para apenas um passageiro.