in , ,

Veja Como Preparar um Delicioso Filé de Merluza ao Forno

Veja Como Preparar um Delicioso Filé de Merluza ao Forno

Você já experimentou filé de merluza ao forno? Essa é uma receita fácil, rápida e saudável que vai surpreender o seu paladar. O filé de merluza é um peixe branco, magro e com poucas espinhas, que pode ser encontrado fresco ou congelado em supermercados. Ele é rico em proteínas, ômega-3 e vitaminas do complexo B, que fazem bem para o coração, o cérebro e o sistema imunológico.

Neste artigo, vamos te ensinar como fazer filé de merluza ao forno de forma simples e saborosa, usando ingredientes que você provavelmente já tem em casa. Além disso, vamos te contar um pouco sobre a origem dessa receita e te dar algumas sugestões de outras receitas com filé de merluza para você variar o cardápio. Ficou com água na boca? Então continue lendo e aprenda a preparar essa delícia!

O que é Filé de Merluza ao Forno?

Filé de merluza ao forno é uma receita que consiste em assar os filés de peixe temperados com limão, alho, sal, pimenta e ervas aromáticas, cobertos com uma camada de molho branco e queijo ralado. O resultado é um prato suculento, cremoso e gratinado, que combina muito bem com arroz branco, salada verde e batatas cozidas.

Essa receita é uma ótima opção para quem quer comer peixe de forma diferente e sem fazer muita sujeira na cozinha. Além disso, ela é ideal para quem busca uma alimentação mais equilibrada e nutritiva, pois o filé de merluza é uma fonte de proteína magra e tem baixo teor de gordura.

Veja Como Preparar um Delicioso Filé de Merluza ao Forno

Como Fazer Filé de Merluza ao Forno: Passo a Passo

Para fazer filé de merluza ao forno, você vai precisar dos seguintes ingredientes:

  • 1 kg de filé de merluza (fresco ou descongelado)
  • Suco de 1 limão
  • 4 dentes de alho picados
  • Sal e pimenta-do-reino a gosto
  • 2 colheres (sopa) de azeite
  • 2 colheres (sopa) de manteiga
  • 2 colheres (sopa) de farinha de trigo
  • 500 ml de leite
  • Noz-moscada ralada a gosto
  • 100 g de queijo parmesão ralado
  • Salsinha picada a gosto

O modo de preparo é o seguinte:

  1. Tempere os filés de merluza com o suco de limão, metade do alho, sal e pimenta-do-reino. Deixe marinar por 15 minutos na geladeira.
  2. Em uma panela, aqueça o azeite e doure o restante do alho. Reserve.
  3. Em outra panela, derreta a manteiga e adicione a farinha de trigo, mexendo bem para não empelotar. Cozinhe por alguns minutos em fogo baixo, até formar um roux (uma pasta dourada).
  4. Aos poucos, acrescente o leite, mexendo sempre para incorporar. Tempere com sal, pimenta-do-reino e noz-moscada. Cozinhe em fogo médio, mexendo sempre, até engrossar. Desligue o fogo e reserve.
  5. Em um refratário untado com um pouco de azeite, distribua os filés de merluza. Regue com o alho dourado no azeite.
  6. Cubra os filés com o molho branco e polvilhe o queijo parmesão ralado por cima.
  7. Leve ao forno pré-aquecido a 180°C por cerca de 20 minutos, ou até dourar.
  8. Retire do forno e salpique salsinha picada por cima.
  9. Sirva em seguida, acompanhado de arroz branco, salada verde e batatas cozidas.

Outras Receitas com Filé de Merluza

Se você gostou da receita de filé de merluza ao forno, que tal experimentar outras receitas com esse peixe? Aqui estão algumas sugestões para você se inspirar:

  • Filé de merluza à milanesa: empane os filés de merluza temperados com farinha de trigo, ovos batidos e farinha de rosca. Frite em óleo quente até dourar e escorra em papel toalha. Sirva com molho tártaro e salada de repolho.
  • Filé de merluza ao molho de tomate: refogue cebola e alho picados em uma panela com um pouco de azeite. Adicione tomates pelados picados, sal, pimenta-do-reino, orégano e manjericão. Cozinhe até formar um molho encorpado. Coloque os filés de merluza temperados em uma assadeira e cubra com o molho. Leve ao forno por 15 minutos ou até o peixe ficar macio. Sirva com arroz integral e brócolis cozido.
  • Filé de merluza ao curry: aqueça óleo em uma panela e frite cebola picada, alho picado, gengibre ralado, curry em pó, cominho em pó, coentro em pó, sal e pimenta-do-reino. Adicione leite de coco e deixe ferver. Coloque os filés de merluza temperados e cozinhe por 10 minutos ou até o peixe ficar macio. Sirva com arroz basmati e chutney de manga.

Dúvidas Comuns sobre o Filé de Merluza ao Forno

Você ainda tem alguma dúvida sobre como fazer filé de merluza ao forno? Aqui estão algumas perguntas frequentes que podem te ajudar:

  • Posso usar outro tipo de peixe no lugar do filé de merluza? Sim, você pode usar outros tipos de peixes brancos e magros, como pescada, tilápia ou linguado. O importante é que os filés sejam finos e sem espinhas.
  • Posso usar outro tipo de queijo no lugar do parmesão? Sim, você pode usar outros tipos de queijo que derretam bem e tenham um sabor marcante, como mussarela, provolone ou gorgonzola.
  • Posso fazer o molho branco sem farinha de trigo? Sim, você pode fazer o molho branco sem farinha de trigo, usando apenas leite, manteiga, sal, pimenta-do-reino e noz-moscada. Nesse caso, você vai precisar cozinhar o molho por mais tempo, mexendo sempre, até engrossar.
  • Posso congelar o filé de merluza ao forno? Sim, você pode congelar o filé de merluza ao forno depois de pronto. Para isso, espere esfriar completamente e coloque em um recipiente fechado. Você pode conservar no freezer por até 3 meses. Para descongelar, deixe na geladeira por algumas horas e depois aqueça no forno ou no micro-ondas.

Conclusão

Neste artigo, você aprendeu como fazer filé de merluza ao forno, uma receita fácil, rápida e saudável que vai surpreender o seu paladar.

One Comment

Leave a Reply

    Deixe um comentário

    O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

    Bolo de Banana com Aveia: Mais Fibra e Sabor

    Bolo de Banana com Aveia: Mais Fibra e Sabor

    salada de espinafre com morango e queijo

    Salada de Espinafre com Morango e Queijo