No último sábado (2/04), o Estado do Rio de Janeiro sofreu com fortes chuvas e várias cidades ficaram alagadas, em algumas como no caso de Angra dos Reis, teve até deslizamento, inclusive com praia sendo soterrada com deslizamentos na Praia de Itaguaçu, em Praia Grande.
O temporal deixou marcas chocantes na cidade, mudando a imagem da beleza paradisíaca para uma grande avalanche de terra, deslizando em direção à praia e levando tudo o que tinha pela frente junto.
O desespero tomou conta dos moradores e turistas, uma verdadeira tragédia, que destruiu casas e invadiu a praia.
Um morador de Angra dos Reis, postou em seu perfil no Twitter: “Meu coração está apertado de ver como está Ilha Grande. A praia de Itaguaçu soterrada”, e outra pessoa escreveu:“Itaguaçu desabou, não tem mais praia, não tem mais casa. Tudo debaixo da terra. Estou sem palavras”.
A prefeitura disse que a força dessa chuva é um fato inédito na região, que segundo os cálculos, em apenas 48 horas, o volume de chuva foi de 655 mm, sendo com maior intensidade na Ilha Grande que recebeu 592 mm.
O bairro de Monsuaba foi o mais atingido pelas fortes chuvas, local onde o deslizamento destruiu ao menos 4 casas. Infelizmente ainda há moradores desaparecidos.
De acordo com as informações locais, todas as sirenes de alerta para deslizamento e alagamento foram acionadas, com pedido para que os moradores das áreas consideradas de risco deixassem suas residências.
Em outras regiões do Estado do Rio também houve alagamentos e com mortes confirmadas. Pessoas desoladas que perderam tudo na Baixada Fluminense, zona Oeste e em tantas outras regiões, enfrentam a dor de perder seus bens e vidas.