in , , ,

Rocambole de Carne Moída Delicioso

Rocambole de Carne Moída Delicioso

O rocambole de carne moída é uma receita fácil, prática e saborosa, que pode ser servida em qualquer ocasião. Além de ser uma ótima opção para aproveitar as sobras de carne, o rocambole também permite variar o recheio e o molho, de acordo com o seu gosto e criatividade. Neste artigo, você vai aprender o que é um rocambole de carne moída, como fazer a receita passo a passo, a origem desse prato, mais três receitas com carne moída e as principais dúvidas sobre o tema. Vamos lá?

O que é um rocambole de carne moída?

O rocambole de carne moída é um prato que consiste em uma massa de carne moída temperada, recheada com queijo, presunto, bacon, legumes ou outros ingredientes, enrolada em forma de cilindro e assada no forno. O nome rocambole vem do francês “rouleau”, que significa rolo ou cilindro. O rocambole de carne moída é uma receita típica da culinária brasileira, mas também pode ser encontrado em outros países, com variações no recheio e no molho.

Rocambole de Carne Moída Delicioso

Como fazer um rocambole de carne moída?

Para fazer um rocambole de carne moída, você vai precisar dos seguintes ingredientes:

  • 1 kg de carne moída
  • 1 pacote de sopa de cebola
  • 2 ovos
  • 2 colheres (sopa) de farinha de rosca
  • Sal e pimenta-do-reino a gosto
  • 200 g de queijo muçarela fatiado
  • 200 g de presunto fatiado
  • 2 colheres (sopa) de óleo
  • 1 cebola picada
  • 2 dentes de alho picados
  • 1 lata de molho de tomate
  • Salsinha picada a gosto

O modo de preparo é o seguinte:

  1. Em uma tigela, misture a carne moída, a sopa de cebola, os ovos e a farinha de rosca. Tempere com sal e pimenta-do-reino a gosto e amasse bem com as mãos até formar uma massa homogênea.
  2. Abra a massa sobre uma folha de papel-alumínio ou plástico-filme, formando um retângulo. Distribua as fatias de queijo e presunto sobre a massa, deixando uma borda livre nas laterais.
  3. Enrole a massa com cuidado, começando pela parte mais larga, e aperte bem as pontas para fechar. Transfira o rolo para uma assadeira untada e leve ao forno preaquecido a 180°C por cerca de 40 minutos ou até dourar.
  4. Enquanto isso, em uma panela, aqueça o óleo e refogue a cebola e o alho até ficarem macios. Junte o molho de tomate e deixe ferver por alguns minutos. Tempere com sal e pimenta-do-reino a gosto e finalize com salsinha picada.
  5. Retire o rocambole do forno e cubra com o molho. Sirva em seguida ou leve ao forno novamente por mais 10 minutos para gratinar.

Qual é a origem do rocambole de carne moída?

Não se sabe ao certo qual é a origem do rocambole de carne moída, mas existem algumas hipóteses. Uma delas é que o prato foi inspirado no “rouladen”, um prato típico da culinária alemã que consiste em fatias finas de carne bovina recheadas com bacon, cebola, mostarda e pepino em conserva. Outra possibilidade é que o rocambole tenha surgido como uma adaptação do “meatloaf”, um prato tradicional da culinária americana que consiste em um bolo de carne moída assado no forno. De qualquer forma, o rocambole de carne moída se tornou um prato popular no Brasil, principalmente nas regiões Sul e Sudeste, onde recebeu diferentes recheios e molhos.

Mais 3 receitas com carne moída

Se você gostou do rocambole de carne moída, que tal experimentar outras receitas com esse ingrediente? Aqui estão mais três sugestões para você variar o cardápio:

  • Bolinho de carne moída: misture 500 g de carne moída, 1 cebola ralada, 2 dentes de alho amassados, 2 colheres (sopa) de farinha de trigo, 1 ovo, sal, pimenta-do-reino e cheiro-verde a gosto. Modele os bolinhos com as mãos e frite-os em óleo quente até dourarem. Escorra em papel-toalha e sirva com molho de sua preferência.
  • Escondidinho de carne moída: cozinhe 1 kg de batatas descascadas e amasse-as com um garfo. Junte 1/2 xícara (chá) de leite, 2 colheres (sopa) de manteiga, sal e noz-moscada a gosto e misture bem até formar um purê. Reserve. Em uma panela, refogue 500 g de carne moída, 1 cebola picada, 2 dentes de alho picados, sal, pimenta-do-reino e cheiro-verde a gosto. Em um refratário untado, espalhe metade do purê, cubra com a carne moída e finalize com o restante do purê. Polvilhe 200 g de queijo parmesão ralado e leve ao forno preaquecido a 200°C por cerca de 20 minutos ou até gratinar.
  • Lasanha de carne moída: em uma panela, refogue 500 g de carne moída, 1 cebola picada, 2 dentes de alho picados, sal, pimenta-do-reino e orégano a gosto. Junte 1 lata de molho de tomate e deixe ferver por alguns minutos. Reserve. Em outra panela, derreta 2 colheres (sopa) de manteiga e junte 2 colheres (sopa) de farinha de trigo. Mexa bem e adicione aos poucos 3 xícaras (chá) de leite, mexendo sempre para não empelotar. Tempere com sal e noz-moscada a gosto e cozinhe até engrossar. Reserve. Em um refratário untado, monte a lasanha alternando camadas de massa para lasanha cozida, molho branco, molho de carne moída e queijo muçarela ralado. Termine com molho branco e queijo parmesão ralado. Leve ao forno preaquecido a 180°C por cerca de 30 minutos ou até dourar.

Dúvidas comuns sobre o rocambole de carne moída

Você ainda tem alguma dúvida sobre o rocambole de carne moída? Aqui estão algumas perguntas frequentes sobre o tema:

  • Posso usar outro tipo de carne moída? Sim, você pode usar carne moída de frango, porco ou peru, se preferir. O importante é que a carne seja bem temperada e tenha uma boa liga para não se desmanchar na hora de enrolar.
  • Posso congelar o rocambole? Sim, você pode congelar o rocambole cru ou assado por até três meses. Para congelar o rocambole cru, embrulhe-o bem em papel-alumínio ou plástico-filme e coloque-o em um saco plástico fechado. Para descongelar, deixe-o na geladeira por cerca de 12 horas e depois asse normalmente. Para congelar o rocambole assado, espere-o esfriar completamente e corte-o em fatias. Coloque-as em um recipiente com tampa ou em um saco plástico fechado. Para descongelar, leve-as ao forno ou ao micro-ondas até aquecerem.
  • Posso fazer o rocambole na panela de pressão? Sim, você pode fazer o rocambole na panela de pressão se quiser economizar tempo e gás. Para isso, siga os mesmos passos da receita até enrolar o rocambole. Depois, coloque-o na panela de pressão
  • e coloque-o na panela de pressão junto com o molho de tomate. Tampe a panela e leve ao fogo alto. Quando começar a chiar, abaixe o fogo e cozinhe por 20 minutos. Desligue o fogo e espere a pressão sair naturalmente. Abra a panela com cuidado e transfira o rocambole para uma travessa. Sirva com o molho.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Marmita Fitness Para Cuidar da sua Saúde

Marmita Fitness Para Cuidar da sua Saúde

Picadinho Vegano: veja como fazer

Picadinho Vegano: veja como fazer