in

Receita de Nhoque à Italiana

Essa é uma receita típica da culinária italiana, que consiste em pequenos pedaços de massa de batata cozidos em água e servidos com molho de tomate e queijo.

O nhoque à italiana é um prato simples, mas muito saboroso e nutritivo, que pode ser preparado em casa com ingredientes fáceis de encontrar.

Neste artigo, vamos ensinar como fazer nhoque à italiana passo a passo, desde a massa até o molho.

Você vai ver como é fácil e rápido fazer essa receita, que pode ser uma ótima opção para o almoço ou jantar em família ou com os amigos.

Acompanhe as dicas e o modo de preparo a seguir e surpreenda-se com o resultado!

Receita de Nhoque à Italiana

Receita de Nhoque à Italiana

Ingredientes

Para fazer nhoque à italiana, você vai precisar dos seguintes ingredientes:

  • 1 kg de batatas
  • 2 ovos
  • 2 xícaras de farinha de trigo
  • Sal a gosto
  • 1 colher de sopa de manteiga
  • 2 latas de molho de tomate pronto
  • 200 g de queijo muçarela ralado
  • Folhas de manjericão para decorar

Modo de preparo

Siga os passos abaixo para fazer nhoque à italiana:

Preparo da massa

  1. Lave bem as batatas e cozinhe-as em uma panela com água e sal até ficarem macias. Escorra e descasque-as ainda quentes.

2. Amasse as batatas com um garfo ou um espremedor até obter um purê liso e homogêneo. Deixe esfriar um pouco.

3. Em uma tigela, misture os ovos, a manteiga e uma pitada de sal. Junte o purê de batatas e misture bem.

4. Acrescente a farinha de trigo aos poucos, mexendo com as mãos, até formar uma massa macia e que não grude nas mãos. Se necessário, adicione mais farinha.

5. Divida a massa em porções e faça rolinhos compridos sobre uma superfície enfarinhada. Corte os rolinhos em pedaços de cerca de 2 cm, formando os nhoques. Se quiser, faça marcas com um garfo em cada nhoque para dar um toque decorativo.

Cozinhando o nhoque

6. Cozinhe os nhoques em uma panela com água fervente e sal, aos poucos, até que subam à superfície. Retire com uma escumadeira e reserve em um refratário.

7. Aqueça o molho de tomate em uma panela e despeje sobre os nhoques. Polvilhe o queijo muçarela ralado por cima e leve ao forno preaquecido a 180°C por cerca de 15 minutos ou até o queijo derreter e gratinar.

8. Retire do forno, decore com folhas de manjericão e sirva em seguida.

Dicas complementares

Agora que você aprendeu como fazer nhoque à italiana, confira algumas dicas para deixar a sua receita ainda mais gostosa e prática:

  • Você pode substituir o molho de tomate pronto por um molho caseiro, feito com tomates frescos, cebola, alho, azeite, sal e orégano. Basta refogar os ingredientes em uma panela até obter um molho encorpado e saboroso.

  • Você pode variar o tipo de queijo usado na cobertura, como parmesão, provolone, gorgonzola ou o que preferir. O importante é que seja um queijo que derreta bem e combine com o molho de tomate.

  • Você pode servir o nhoque à italiana acompanhado de uma salada verde, de um vinho tinto ou de uma sobremesa italiana, como tiramisù, cannoli ou panna cotta.

Compartilhe nas redes sociais e volte sempre ao nosso site para conferir mais receitas deliciosas e fáceis de fazer. Obrigado pela sua visita e até a próxima!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Peito de frango com macarrão: receita rápida e fácil

Bolo de chocolate com baunilha: uma delícia para qualquer ocasião