in , ,

Receita de Carne Assada Recheada com Queijo e Presunto

Receita de Carne Assada Recheada com Queijo e Presunto

Essa é uma receita simples, mas muito saborosa, que pode surpreender seus convidados em qualquer ocasião. A carne assada fica macia e suculenta, e o recheio de queijo e presunto derrete na boca, criando uma combinação perfeita.

O que é Carne Assada Recheada com Queijo e Presunto?

Carne assada recheada com queijo e presunto é um prato típico da culinária brasileira, que consiste em um pedaço de carne bovina (geralmente lagarto ou maminha) cortado em forma de manta, recheado com fatias de queijo e presunto, enrolado e amarrado com barbante.

A carne é temperada com sal, pimenta, alho, cebola, louro e outros condimentos a gosto, e assada no forno ou na panela de pressão, até ficar bem cozida e dourada. O molho que se forma na assadeira ou na panela pode ser usado para regar a carne ou para acompanhar o arroz.

Receita de Carne Assada Recheada com Queijo e Presunto

Como Fazer Carne Assada Recheada com Queijo e Presunto?

Para fazer carne assada recheada com queijo e presunto, você vai precisar dos seguintes ingredientes:

  • 1 kg de carne bovina (lagarto ou maminha)
  • 200 g de queijo muçarela em fatias
  • 200 g de presunto em fatias
  • Sal e pimenta-do-reino a gosto
  • 4 dentes de alho picados
  • 1 cebola picada
  • 2 folhas de louro
  • 4 colheres (sopa) de óleo
  • 1 xícara (chá) de água
  • 1 xícara (chá) de vinho tinto seco
  • Salsinha picada a gosto

O modo de preparo é o seguinte:

  1. Abra a carne em forma de manta, com uma faca afiada, e tempere com sal, pimenta e alho. Reserve.
  2. Distribua as fatias de queijo e presunto sobre a carne, deixando uma borda livre. Enrole a carne como um rocambole, apertando bem, e amarre com barbante culinário.
  3. Em uma panela de pressão, aqueça o óleo e doure a carne de todos os lados. Junte a cebola, o louro, a água e o vinho, tampe a panela e cozinhe por 40 minutos após pegar pressão.
  4. Desligue o fogo, espere sair a pressão e abra a panela. Retire a carne e transfira para uma travessa. Corte em fatias e sirva com o molho da panela e salsinha picada.

Qual é a Origem da Carne Assada Recheada com Queijo e Presunto?

A origem da carne assada recheada com queijo e presunto é incerta, mas provavelmente está relacionada à influência dos imigrantes italianos no Brasil.

Os italianos trouxeram para o país o costume de rechear carnes com queijos, embutidos e verduras, como na famosa braciola (carne enrolada recheada com queijo parmesão, alho, salsa e pinoli). A adaptação brasileira teria substituído o queijo parmesão pelo muçarela, mais acessível e popular, e o presunto pelo fiambre ou mortadela.

A carne assada recheada com queijo e presunto se tornou um prato tradicional das festas de fim de ano, especialmente no Natal.

Quais são as Dúvidas Mais Comuns sobre Carne Assada Recheada com Queijo e Presunto?

Algumas dúvidas que podem surgir na hora de fazer carne assada recheada com queijo e presunto são:

  • Qual é o melhor corte de carne para fazer carne assada recheada? O ideal é usar um corte que seja macio e tenha uma camada de gordura, como o lagarto ou a maminha. Outras opções são o coxão mole, o patinho ou o alcatra.
  • Como evitar que o queijo derreta e saia da carne durante o cozimento? Para evitar que isso aconteça, é importante deixar uma borda livre na hora de rechear a carne, enrolar bem apertado e amarrar com barbante. Também é recomendável usar um queijo mais firme, como o muçarela ou o prato.
  • Como deixar a carne assada mais dourada e crocante? Uma dica é dourar a carne antes de cozinhar na panela de pressão ou no forno, em uma frigideira ou assadeira bem quente, com óleo ou manteiga. Outra dica é pincelar a carne com molho de soja ou mel nos últimos minutos de cozimento.

Conclusão

Carne assada recheada com queijo e presunto é uma receita fácil e deliciosa, que pode ser feita em casa com poucos ingredientes. A carne fica macia e suculenta, e o recheio de queijo e presunto derrete na boca. Você pode servir a carne assada com arroz, salada, farofa ou purê de batatas. Experimente essa receita e surpreenda sua família e amigos!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Peixe ao Molho em Conserva

Peixe ao Molho em Conserva

Lasanha de Legumes com Molho Branco Vegano: Deliciosa e Saudável

Lasanha de Legumes com Molho Branco Vegano: Deliciosa e Saudável