in ,

Receita básica de bolinho de bacalhau

Receita básica de bolinho de bacalhau

O bolinho de bacalhau é um petisco delicioso, crocante por fora e macio por dentro, que agrada a todos os paladares. Feito à base de bacalhau e batata, essa iguaria tem origem portuguesa e é muito consumida em datas comemorativas como a Páscoa e o Natal. Mas você não precisa esperar uma ocasião especial para saborear esse quitute.

O que é bolinho de bacalhau?

O bolinho de bacalhau é uma receita típica da culinária portuguesa, que consiste em fritar pequenas porções de massa feita com bacalhau desfiado, batata amassada, ovos, salsa, sal e pimenta. O formato do bolinho pode variar de acordo com a região ou o gosto pessoal, mas geralmente é oval ou irregular. O bolinho de bacalhau é conhecido em Portugal como pastel de bacalhau ou patanisca, dependendo do tamanho e da consistência. No Brasil, o nome mais comum é bolinho de bacalhau, mas também pode ser chamado de croquete ou bolinho português.

Como fazer bolinho de bacalhau?

Para fazer bolinho de bacalhau, você vai precisar dos seguintes ingredientes:

  • 500 g de bacalhau dessalgado e cozido
  • 500 g de batata cozida e espremida
  • 2 ovos
  • 2 colheres (sopa) de salsa picada
  • Sal e pimenta-do-reino a gosto
  • Óleo para fritar

O modo de preparo é o seguinte:

  • Desfie o bacalhau com as mãos ou com um garfo, retirando as peles e as espinhas.
  • Em uma tigela, misture o bacalhau, a batata, os ovos e a salsa. Tempere com sal e pimenta a gosto.
  • Com uma colher de sopa, pegue porções da massa e modele os bolinhos com as mãos ou com duas colheres.
  • Frite os bolinhos em óleo quente até dourarem por igual. Escorra em papel absorvente e sirva quente ou morno.

Qual é a origem do bolinho de bacalhau?

A origem do bolinho de bacalhau é incerta, mas acredita-se que tenha surgido na região do Minho, no norte de Portugal, onde o consumo de bacalhau era muito frequente. O bolinho teria sido criado como uma forma de aproveitar as sobras do peixe, misturando-as com batata e ovos. A receita se popularizou entre os portugueses e foi levada para outros países, como Angola e Brasil, pelos colonizadores e imigrantes. O bolinho de bacalhau se tornou um símbolo da gastronomia portuguesa e uma tradição nas festas religiosas.

Quais são as dúvidas mais comuns sobre o bolinho de bacalhau?

Algumas das dúvidas mais comuns sobre o bolinho de bacalhau são:

Como dessalgar o bacalhau? O bacalhau é um peixe que vem salgado e seco, por isso é preciso dessalgá-lo antes de usá-lo nas receitas. Para isso, coloque o bacalhau em uma tigela com água fria e leve à geladeira. Troque a água pelo menos três vezes ao dia, por dois ou três dias, dependendo da espessura do peixe. Você pode verificar o sal colocando um pedaço na boca. Quando estiver no ponto desejado, escorra e use na receita.

Como congelar o bolinho de bacalhau? Se você quiser fazer o bolinho de bacalhau com antecedência ou aproveitar as sobras, você pode congelá-lo antes ou depois de fritar. Se for antes, modele os bolinhos e coloque-os em uma assadeira forrada com papel-manteiga, sem encostar uns nos outros. Leve ao freezer até endurecerem e depois transfira para um saco plástico ou um recipiente fechado. Se for depois, frite os bolinhos normalmente e deixe esfriar completamente. Coloque-os em uma assadeira forrada com papel-manteiga, sem encostar uns nos outros. Leve ao freezer até endurecerem e depois transfira para um saco plástico ou um recipiente fechado. Para descongelar, leve os bolinhos ao forno pré-aquecido a 180ºC por cerca de 15 minutos ou até aquecerem bem.

Como deixar o bolinho de bacalhau mais crocante? Para deixar o bolinho de bacalhau mais crocante, você pode seguir algumas dicas: use batatas secas e farinhentas, como a asterix; escorra bem o excesso de água do bacalhau; não amasse demais a massa; modele os bolinhos com as mãos ou com duas colheres, deixando-os irregulares; frite os bolinhos em óleo bem quente e em pequenas quantidades; escorra os bolinhos em papel absorvente e sirva em seguida.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

salada de espinafre com morango e queijo

Salada de Espinafre com Morango e Queijo

Mulher que casou com o meio-irmão tem hoje 2 filhos, diz que são felizes

Mulher que casou com o meio-irmão tem hoje 2 filhos, diz que são felizes