Café é uma bebida tradicional que faz parte do cotidiano da grande maioria dos brasileiros, também é consumida no exterior, mas no Brasil é muito valorizada. Talvez seja pelo tempo em que tem conhecimento do seu cultivo há mais de 2 séculos.
É fácil encontrar pessoas que se dizem viciadas em café, que não passam um dia sequer sem beber pela manhã no café, após as refeições e no lanche da tarde. Outros dizem que precisam tomar café ao menos duas vezes por dia para evitar dor de cabeça.
Há também pessoas que se excedem na quantidade de vezes que tomam café por dia, em geral são pessoas fumantes ou estão muito tensas no trabalho e buscam por um momento para relaxar.
Seja qual for o hábito ou o modo que prefere beber o seu cafezinho, saiba que nesse costume há uma boa notícia que fará com que você goste ainda mais de café.
O Instituto Nacional do Câncer, Instituto Nacional de Saúde e da Escola de Medicina Feinberg na Inglaterra, fez um estudo interessante sobre essa tradicional bebida, café. A proposta da pesquisa foi a de analisar se a cafeína prejudica a saúde, com atenção aos indivíduos com polimorfismos genéticos para saber se a bebida estaria aumentando os riscos de mortalidade.
A pesquisa indicou o oposto, café pode favorecer a longevidade e ainda afirmou que quanto mais se consome café, melhor se pode ficar.
Participaram do estudo mais de meio Milão de pessoas, desses participantes que consumiram entre 1, 8 xícaras ou mais por dia, melhoraram o quadro de saúde.
Embora o estudo afaste a preocupação de quem toma café diariamente, isso não significa que consuma em excesso e não se deve abusar do açúcar. Para doenças como diabete tipo 2, câncer, Parkinson, depressão e estresse o café oferece benefícios e até contribui com o rejuvenescimento de células.
O ideal é tomar o café fresco, quando acaba de preparar para aproveitar melhor o sabor e os benefícios.