Cuidado, você pode estar jogando fora a planta mais importante do seu jardim!
Quem tem plantas em casa sabe como é, quando dá aquela vontade de revirar a terra, muda as plantinhas de vaso, separar novas mudas, plantar as sementes e por aí vai.
Mexer nas plantas pode até ser uma ótima terapia, mas tem algumas folhas e plantas que aparecem no quintal que quando não se sabe exatamente o que é, logo se pensa em jogar fora, que pode ser algo sem nenhuma utilidade que está até atrapalhando a estética, mas esse pode ser um grande engano.
A partir de agora você irá conhecer ou reconhecer esta planta que não deve matar, trata-se do plantago, que possui propriedades medicinais agindo como medicamento natural para tratamento com ampla capacidade de cura.
Conheça alguns dos tratamentos em que o plantago pode ser usado.
- Antimicrobiano;
- Adstringente;
- Anti-histamínico;
- Anti-inflamatório;
- Expectorante;
- Amaciador;
- Diurético e
- Hemostático.
Esta planta, plantago, atua muito bem no preparo para uso interno e externo. Um bom exemplo é a utilização do chá, indicado para dor de garganta, tosse, faringite, hemofilia, tuberculose, disenteria, diarréia, problema nos olhos e muito mais.
O chá de plantago é muito fácil de preparar. Coloque para ferver 300 ml de água, depois adicione uma colher de chá de mel e 1 colher de chá com sementes ou folhas da planta. Tampe e espere 10 minutos antes de beber o chá.
Para amenizar picadas de insetos, como mosquitos, tudo o que tem a fazer é esfregar folhas de plantago diretamente na pele.
Ainda no uso externo, a planta também pode ser usada nos casos de corte, feridas, descamação da pele, úlcera nas pernas e crostas causadas por dermatoses. O uso é do mesmo modo que nas picadas de inseto, esfregando folhas no local.
Para quem gosta de salada verde, plantago também é comestível e pode adicionar algumas folhinhas cruas e fresquinhas na salada favorita.