Essa é a maior herança que os pais deixam para um filho…

- Anúncio -

Papais e mamães ao pensar em como e qual a melhor herança que se deve deixar para seus filhos, mergulham em um desafio de ideias, emoções e tradições, na tentativa de descobrir esse tal “mapa” para os filhos herdarem.

O que todos os pais esperam que, ao crescer seus filhos sejam é que se tornem primeiramente pessoas de bem, seguido de uma carreira próspera, que tenham boa conduta na sociedade, saúde e que na hora certa estejam preparados para constituir família.

São sonhos e desejos que sempre estão na pauta das conversas sobre o que oferecer na educação e orientação de vida para os seus filhos, mas é preciso que os pais tenham cuidado para não gerar um excesso de expectativa e ficarem frustrados, afinal, se trata de outra pessoa que aprende a pensar e tem suas ideias próprias, porém, a construção do indivíduo na infância e juventude pode ajudar muito e o papel dos pais é fundamental.

- Anúncio -

Exemplos de herança que os filhos devem receber dos pais.

Palavrinhas mágicas.

A educação com certeza não está dentre as tarefas mais fáceis para os pais, porém, quanto mais cedo começar a orientar a criança sobre a importância das “palavrinhas mágicas”, mais fácil será para que elas se habituem.

Dizer obrigado, com licença, bom dia, me desculpe, por favor, e outras que representem boa educação verbal são para a vida toda.

Respeito ao próximo.

- Anúncio -

Orientar sobre a diferença entre respeitar e concordar, ter empatia, aprender a lidar com o diferente, sobretudo, respeitar o idoso, professores, empregados domésticos, enfim, todas as pessoas e também os animais. Ser um adulto gentil, além de se tornar uma pessoa admirável aprende a lidar com as divergências de maneira inteligente.

 

Dizer “Não”.

- Anúncio -

O NÃO pode ser muito educativo e também um modo de impor limites, trata-se de uma questão de amor, embora para os pais possa ser desconfortável, saiba que é por amor, ensinar a criança a lidar com pequenas frustrações, pois nem tudo o que desejar será prudente e precisa se tornar um adulto forte, entendendo que o não faz parte da vida sem transformar isso em um drama.

Consequências.

Se trata de uma prioridade mostrar aos filhos que tudo têm consequência, por isso é preciso motivar para praticar boas ações e corrigir quando for o contrário.

 

Importância do estudo.

O estudo deve ser incentivado, parabenize quando estiver aprendendo a ler, fizer os exercícios escolares certos, se envolva nas lições demonstrando interesse procurando enfatizar que é inteligente e capaz, sem, no entanto excesso de cobranças ou expectativas.

 

– Autoestima.

É fundamental que a criança aprenda a se auto respeitar, ter amor-próprio, independente da sua condição física ou estética.

 

– Respeitar sentimentos.

Explicar que é preciso respeitar-se e também respeitar os sentimentos das outras pessoas.

Correção.

Ensinar o valor da honestidade, da construção de valores éticos.


Qual sua opinião? Escreva abaixo👇
- Anúncio -

Written by SIlvia Jornalista

Professora Silvia, dou aulas no periodo vespertino e escrevo noticias nos sites da rede Maetips. Mãe de dois meninos, Lucas e Renato de 6 e 12 anos. Sejam muito bem vindos.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Deus me livre de ser feliz – Luiz Felipe Pondé

Xuxa compra enxoval para seu neto que acaba de nascer nos Estados Unidos e também pras gêmeas de Ivete Sangalo, confira que fofura