Os japoneses geralmente costumam ter boa forma física, não é? Então porque muitas pessoas pensam que arroz engorda?
Vamos entender melhor essa questão, primeiro deixando claro que não é por acaso que se observa japoneses com porte atlético, apesar do alto consumo de arroz.
De acordo com relatório da OMS (Organização Mundial de Saúde), o Japão é um país, dentre os desenvolvidos, que apresenta a menor taxa de sobrepeso na população adulta, que é de apenas 3,5% de obesidade.
Na Europa, especificamente na Alemanha,França e Itália, esse percentual de pessoas com sobrepeso sobe para 22%.
Essa informação parece estranha? Pode ser que sim, partindo do princípio que estamos falando em um país que consome carboidratos diariamente. Os japoneses gostam e comem muito arroz.
Mesmo os japoneses, na grande maioria tendo corpo magro, especialistas afirmam que realmente o arroz engorda.
Então fica a pergunta que não quer calar: Qual será o segredo deles e o que fazem para se manterem magros?
O sucesso de ter uma população com média de somente 3,5% de adultos com sobrepeso, se dá pelo investimento que o governo do Japão em de educação alimentar.
Podemos listar onde o governo prioriza os investimentos quando se trata de educação alimentar.
- Eles têm uma lei que os obriga a educar as crianças sobre os alimentos, a Lei Shuku Iku, que está em vigor desde 2015 que consiste em um plano alimentar para as escolas, controlando todos os alimentos que entram na cantina das unidades escolares.
E não para por aí, os alunos participam de atividades na escolha dos ingredientes e no preparo dos alimentos. Sendo assim, aprendem desde cedo sobre a importância de se ter uma alimentação balanceada.
- Eles têm uma lei que controla o peso em adultos, outro investimento que o governo do Japão faz, orientando pessoas com idade entre 40 e 75 anos para manter-se em boa forma.
- Eles comem pequenas porções, são muito controlados na quantidade diária, consumindo também porções de salada.