Deitar-se com seu filho na hora dele dormir não é um “mau hábito”, é uma bênção!

Date:

Muito se tem falado sobre o apego dos pais para com seus filhos, especialmente na hora de colocar a criança para dormir à noite. Esse é um tema que vem sendo debatido amplamente por pais, profissionais da educação e saúde.

 

Muitos pais recebem críticas, no que é chamado de AP, apego dos pais, mas por outro lado, essa conexão que é gerada, estabelece uma conexão mais aprofundada entre os pais e filhos, um vínculo especial, porém as críticas são em relação a estabilidade emocional das crianças, se eles serão capazes de aprender a lidar com suas emoções.

 

Muitos desse críticos, argumentam sobre o excesso de apego que deve ser naturalmente controlado à medida que a criança for se desenvolvendo e crescendo, para que sses filhos não se excedam no apego aos pais, pois podem se desestabilizar facilmente, quando ficam afastadas dos pai, ainda que por puco tempo.

 

Se hoje em dia a AP é um tema que se discute, nem sempre foi assim. Antigamente os pais tinham outra visão de criação dos filhos, o contato físico era menor, assim como as demonstrações de afeto mais limitadas do que os tempos atuais. Na hora de colocar para dormir, acreditavam que se passassem muito tempo juntos no quarto, os filhos poderiam  crescer com medo de dormir sem a companhia de uma pessoa no quarto, significando dependência além do necessário.

 

Em meio a toda essa questão de AP, apego dos pais, muitos especialistas discordam e até acham interessante estar com a criança a noite, como explica Susan Krauss Whitbourne, professora de psicologia e ciências do cérebro da Universidade de Massachusetts Amherst:

 

“Quando você separa os exageros populares da AP dos estudos científicos mais objetivamente orientados, é uma abordagem sensata que promove a saúde física e psicológica das crianças” , escreveu ela no Psychology Today. “Sabemos de uma extensa pesquisa … que adultos apegados com segurança têm vidas mais felizes e menos cheias de conflitos. Há até pesquisas para sugerir que eles próprios podem ser melhores pais. ”

Silvia Cardoso
Silvia Cardoso
Professora Silvia, dou aulas no periodo vespertino e escrevo noticias nos sites da rede Maetips. Mãe de dois meninos, Lucas e Renato de 6 e 12 anos. Sejam muito bem vindos.

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here

Compartilhe

Inscreva-se

Popular

Mais da categoria:

Sony revive o Walkman com áudio em alta resolução e 128 GB de armazenamento

O Walkman, um dos aparelhos mais marcantes da história...

Pai convida o padrasto para caminharem juntos ao lado da filha até o altar

A entrada da noiva já costuma ser um dos...

Conheça a Atretochoana, um dos animais mais raros do Brasil. Sem patas, sem pulmões e com aparência surpreendente

À primeira vista, a Atretochoana eiselti costuma causar espanto...

Cristiano Ronaldo curte publicação no Instagram de jornalista que acusa a Argentina e Messi de corrupção

As plataformas digitais e os fóruns de discussão esportiva...