Se você abrir uma melancia ao meio e encontrar esses indícios, jogue-a fora.
Uma das frutas mais recomendadas para o verão é a melancia. Rica em nutrientes é ótima para ajudar ma hidratação, além de ter bom preço nas estações quentes do ano. Os benefícios para o corpo que essa fruta promove, são muitos e é muito fácil para consumir. Pode comer in natura, preparar sucos, refrescos, geladinho (em algumas regiões é conhecido como sacolé).
Tudo isso é bom, mas é preciso ter atenção aos nitratos que podem estar contidos na furta. Ao ser ingerido, se a pessoa não tiver nenhum comprometimento sério de saúde não perceberá os efeitos, pois o corpo não acumula os nitratos absorvidos, se a quantidade for moderada, porém, quando a quantidade ingerida é muito grande, o que é compreensível em se tratando de melancia por ser refrescante, ao acumular nitratos em excesso no organismo, pode virar nitrito no corpo e se tornar prejudicial.
Não precisa deixar de saborear uma deliciosa fatia de melancia, basta ter alguns cuidados simples, saiba agora como reduzir os riscos dos nitratos se acumularem no corpo;
Evite comer a polpa na área mais próxima da casca, é fácil de identificar, é um pouco esverdeada.
Ao abrir uma melancia, observe se todas as sementes estão pretinhas.
Retire um pedaço da polpa da fruta, coloque dentro de um copo com água e aguarde um pouco para verificar alterações. Para saber se estiver com nitratos, então a coloração da água mudará de cor, mas se ficar apenas turva, o que é esperado, pode consumir.
Preste atenção ao interior da melancia, se ao cortar a fruta, notar que tem uma pequena parte podre no meio, como se fosse uma mancha, saiba que foi injetado nitrato e fertilizantes no interior usando uma seringa.
Esses pequenos cuidados evitam contaminação por substâncias que se acumulam no corpo, é uma questão de saúde procurar verificar o alimento antes de consumir.