in , ,

Creme de Frango para Recheios

Creme de Frango para Recheios

O creme de frango é um dos recheios mais versáteis e saborosos que existem. Ele pode ser usado para rechear tortas, salgados, sanduíches, panquecas e muito mais. Além disso, é uma ótima forma de aproveitar as sobras de frango que você tem na geladeira. Neste artigo, você vai aprender como fazer um creme de frango para recheios fácil, rápido e delicioso. Confira as nossas dicas!

O que é o creme de frango?

O creme de frango é uma mistura de frango desfiado com um molho cremoso, geralmente feito com leite, creme de leite, farinha de trigo e temperos. Ele tem uma consistência espessa e aveludada, ideal para rechear diversos tipos de massas e pães. O creme de frango é um prato típico da culinária brasileira, mas também pode ser encontrado em outras cozinhas do mundo, como a francesa e a italiana.

Creme de Frango para Recheios

Como fazer o creme de frango para recheios?

Para fazer o creme de frango para recheios, você vai precisar dos seguintes ingredientes:

  • 2 colheres (sopa) de manteiga ou margarina
  • 1 cebola picada
  • 2 dentes de alho picados
  • 2 colheres (sopa) de farinha de trigo
  • 2 xícaras (chá) de leite
  • 1 caixinha de creme de leite
  • Sal, pimenta-do-reino e noz-moscada a gosto
  • 3 xícaras (chá) de frango cozido e desfiado
  • Salsinha picada a gosto

O modo de preparo é simples:

  1. Em uma panela, derreta a manteiga ou margarina em fogo médio e refogue a cebola e o alho até ficarem macios.
  2. Acrescente a farinha de trigo e mexa bem, formando um roux (uma pasta que vai engrossar o molho).
  3. Aos poucos, adicione o leite, mexendo sempre para não empelotar. Deixe cozinhar até engrossar um pouco.
  4. Junte o creme de leite e tempere com sal, pimenta-do-reino e noz-moscada a gosto. Misture bem.
  5. Adicione o frango desfiado e a salsinha picada e misture novamente. Desligue o fogo e reserve.

Pronto! O seu creme de frango para recheios está pronto para ser usado como preferir.

Qual é a origem do creme de frango?

Não se sabe ao certo qual é a origem do creme de frango, mas há algumas hipóteses. Uma delas é que ele seja uma adaptação do vol-au-vent, um prato francês que consiste em uma massa folhada recheada com um molho cremoso de frango ou outros ingredientes. Outra possibilidade é que ele tenha sido inspirado na pasta alla panna, uma receita italiana que leva macarrão com um molho branco à base de creme de leite e queijo.

O fato é que o creme de frango se tornou muito popular no Brasil, especialmente nas festas e eventos, por ser fácil de fazer, econômico e delicioso.

Quais são outras receitas com creme de frango?

Se você gostou do creme de frango para recheios, saiba que ele pode ser usado em muitas outras receitas. Veja algumas sugestões:

  • Torta de frango: Uma das formas mais clássicas de usar o creme de frango é na torta salgada. Você pode fazer uma massa simples com farinha, ovos, leite e fermento ou usar uma massa pronta. Basta espalhar uma camada da massa em uma forma untada, colocar o recheio por cima e cobrir com outra camada da massa. Leve ao forno até dourar e sirva quente ou fria.
  • Empadão de frango: Outra opção é fazer um empadão de frango, que é uma torta fechada com uma massa mais firme e quebradiça. Você pode fazer a massa com farinha, manteiga, ovos e sal ou comprar uma massa pronta. Abra a massa com um rolo e forre uma forma de fundo removível. Coloque o recheio e cubra com outra parte da massa, fechando bem as bordas. Faça alguns furos na superfície com um garfo e pincele com uma gema batida. Leve ao forno até ficar dourado e desenforme depois de frio.
  • Croquete de frango: Uma ideia diferente é fazer croquetes de frango com o creme de frango. Você vai precisar de mais farinha de trigo, ovos batidos e farinha de rosca para empanar. Pegue porções do creme de frango e modele em formato de bolinhas ou cilindros. Passe na farinha de trigo, depois nos ovos batidos e por último na farinha de rosca. Frite em óleo quente até ficarem crocantes e escorra em papel toalha. Sirva com molho de sua preferência.
  • Lasanha de frango: Que tal fazer uma lasanha de frango com o creme de frango? Você vai precisar de massa para lasanha, queijo mussarela fatiado e molho de tomate. Em um refratário untado, faça camadas alternadas de massa, molho de tomate, creme de frango e queijo mussarela. Termine com uma camada de queijo e leve ao forno até derreter e gratinar. Sirva quente com uma salada verde.

Quais são as dúvidas mais comuns sobre o creme de frango?

Se você ainda tem alguma dúvida sobre o creme de frango para recheios, veja se alguma dessas perguntas te ajuda:

  • Posso usar outro tipo de carne no lugar do frango? Sim, você pode usar carne bovina, suína, peixe ou até mesmo vegetais no lugar do frango. O importante é que eles estejam cozidos e desfiados ou picados em pedaços pequenos.
  • Posso congelar o creme de frango? Sim, você pode congelar o creme de frango em potes ou sacos plásticos por até 3 meses. Para descongelar, basta deixar na geladeira por algumas horas ou aquecer no micro-ondas ou no fogão.
  • Posso usar outro tipo de molho no lugar do creme de leite? Sim, você pode usar outros tipos de molho para fazer o creme de frango, como requeijão, cream cheese, iogurte ou maionese. O sabor vai mudar um pouco, mas também fica gostoso.

Conclusão

O creme de frango para recheios é uma receita fácil, rápida e deliciosa que pode ser usada em diversas ocasiões. Você aprendeu como fazer o creme de frango, qual é a sua origem, quais são outras receitas com ele e quais são as dúvidas mais comuns sobre ele. Agora é só colocar a mão na massa e se deliciar com essa maravilha.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Brigadeiro de doce de leite e churros

Brigadeiro de doce de leite e churros

Torta de Legumes: Receita rápida e fácil

Torta de Legumes: Receita rápida e fácil