in

‘Agora só existem dois gêneros: masculino e feminino’, diz Trump em discurso de posse

donald trump Discurso de Posse

Donald Trump faz primeiro discurso como 47º presidente eleito dos EUA

Na tarde desta segunda-feira (20/1), Donald Trump realizou seu primeiro discurso oficial como o 47º presidente eleito dos Estados Unidos, em Washington, D.C. O evento reuniu celebridades e aliados políticos, marcando o início de um mandato com promessas de mudanças polêmicas em políticas relacionadas à diversidade e gênero.

Promessas e políticas anunciadas

Durante seu pronunciamento, Trump criticou políticas de diversidade e reafirmou sua intenção de alterar diretrizes federais sobre gênero. Em um discurso polêmico, afirmou:
“Esta semana, também porei fim à política governamental de tentar incorporar socialmente a raça e o gênero em todos os aspectos da vida pública e privada. Vamos forjar uma sociedade que não enxergará duas cores e será baseada no mérito. Será política oficial dos EUA que existam apenas dois gêneros, masculino e feminino.”

A administração Trump planeja emitir, ainda hoje, uma ordem executiva redefinindo o que será reconhecido como “gênero aceito” nos Estados Unidos. De acordo com informações do site POLITICO, a Casa Branca já orientou o Departamento de Estado, o Departamento de Segurança Interna e outras agências federais a removerem as opções “não binário” ou “outros” de documentos oficiais, como passaportes e vistos.

Histórico de posicionamento

Trump já havia expressado opiniões semelhantes em dezembro, durante o AmericaFest, evento conservador em Phoenix. Na ocasião, ele prometeu “deter a loucura transgênero” e reforçou sua oposição à presença de homens em esportes femininos.

Reações e críticas

As declarações do presidente geraram forte reação de organizações que defendem os direitos de pessoas trans. O grupo Advocates for Trans Equality publicou um comunicado nas redes sociais, afirmando:
“Hoje é um dia difícil para a nossa comunidade. O novo governo atacou a vida de pessoas trans, a saúde e a dignidade. […] Nos próximos meses, dar apoio e suporte para cada uma [das pessoas trans] será mais importante do que nunca.”

Contexto político

O discurso marca o início de uma nova fase na administração Trump, com foco em políticas conservadoras e mudanças estruturais em áreas consideradas prioritárias pelo novo governo. A ordem executiva prevista para hoje poderá desencadear debates intensos sobre direitos civis e igualdade de gênero no país.

Facebook Comments Box

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Empresário e influenciador Ricardo Godoi morre após anestesia para tatuagem em Santa Catarina