in , , ,

Acém na Pressão com Batatas e Ervilhas

Acém na Pressão com Batatas e Ervilhas

Você está procurando uma receita fácil, rápida e saborosa para o seu almoço ou jantar? Que tal experimentar um acém na pressão com batatas e ervilhas? Essa é uma ótima opção para aproveitar a carne mais barata do boi, que fica macia e suculenta quando cozida na panela de pressão. Além disso, as batatas e as ervilhas dão um toque especial ao prato, deixando-o mais nutritivo e colorido. Neste artigo, vamos te ensinar como fazer essa receita, que é simples e prática, mas que vai surpreender a sua família e os seus convidados. Confira as nossas dicas e aprenda a preparar um delicioso acém na pressão com batatas e ervilhas!

O que é o acém e por que ele é uma boa escolha?

O acém é um corte de carne bovina que fica localizado na parte dianteira do animal, entre o pescoço e o peito. Ele é considerado um corte magro, com pouca gordura, mas com bastante colágeno e fibras musculares.

Por isso, ele é ideal para ser cozido na panela de pressão, pois assim ele fica macio e se desfaz em fios. O acém também é uma carne econômica, que pode render até 10 porções, dependendo do tamanho da peça. Além disso, ele tem um sabor marcante e combina bem com vários temperos e acompanhamentos.

Acém na Pressão com Batatas e Ervilhas

Modo de fazer acém na pressão com batatas e ervilhas

Para fazer essa receita, você vai precisar dos seguintes ingredientes:

  • 1 kg de acém em cubos
  • 4 colheres (sopa) de óleo
  • 1 cebola picada
  • 4 dentes de alho picados
  • Sal e pimenta-do-reino a gosto
  • 2 folhas de louro
  • 2 cubos de caldo de carne
  • 4 xícaras (chá) de água quente
  • 4 batatas médias descascadas e cortadas em quatro
  • 2 xícaras (chá) de ervilhas frescas ou congeladas
  • Salsinha picada a gosto

O modo de preparo é o seguinte:

  1. Em uma panela de pressão, aqueça o óleo e doure os cubos de acém em fogo alto, mexendo de vez em quando, por cerca de 15 minutos ou até que estejam bem dourados.
  2. Adicione a cebola, o alho, o sal, a pimenta, o louro, o caldo de carne e a água quente e misture bem.
  3. Tampe a panela e cozinhe em fogo médio por 40 minutos após pegar pressão.
  4. Desligue o fogo e espere sair toda a pressão antes de abrir a panela.
  5. Adicione as batatas e as ervilhas e misture delicadamente.
  6. Tampe a panela novamente e cozinhe em fogo médio por mais 10 minutos após pegar pressão.
  7. Desligue o fogo e espere sair toda a pressão antes de abrir a panela.
  8. Transfira o acém com os legumes para uma travessa, polvilhe a salsinha picada e sirva em seguida.

Qual é a origem dessa receita?

Não se sabe ao certo qual é a origem dessa receita, mas ela pode ter sido influenciada pela culinária portuguesa, que utiliza muito a carne bovina cozida com legumes na panela de pressão.

Essa forma de preparo é muito antiga e remonta aos tempos em que não havia geladeira nem fogão elétrico ou a gás.

Assim, as pessoas aproveitavam as partes mais duras do animal, que eram mais baratas, e as cozinhavam por muito tempo em fogo baixo, para que ficassem macias e saborosas. Além disso, os legumes eram adicionados para enriquecer o prato e aproveitar os alimentos da época.

Conheça outras receitas que usam o acém como ingrediente principal

Se você gostou dessa receita de acém na pressão com batatas e ervilhas, que tal experimentar outras receitas que usam o mesmo corte de carne? Aqui estão algumas sugestões:

  • Acém com cerveja preta: nessa receita, o acém é cozido na panela de pressão com cerveja preta, cebola, cenoura, bacon e temperos, ficando com um molho escuro e encorpado.
  • Acém com mandioca: nessa receita, o acém é cozido na panela de pressão com mandioca, tomate, pimentão, azeitona e temperos, ficando com um caldo cremoso e aromático.
  • Acém assado: nessa receita, o acém é temperado com sal, alho, mostarda, vinagre e ervas e assado no forno por cerca de 2 horas, ficando dourado e suculento.

Quais são as dúvidas mais comuns sobre o acém na pressão com batatas e ervilhas?

Algumas das dúvidas mais comuns sobre essa receita são:

  • Posso substituir o acém por outro tipo de carne? Sim, você pode usar outros cortes bovinos que sejam adequados para cozinhar na panela de pressão, como músculo, paleta ou coxão duro. O tempo de cozimento pode variar de acordo com o tamanho e a espessura dos pedaços de carne.
  • Posso substituir as batatas e as ervilhas por outros legumes? Sim, você pode usar outros legumes de sua preferência ou que tenha em casa, como cenoura, abóbora, chuchu ou vagem. O tempo de cozimento pode variar de acordo com o tipo e o tamanho dos legumes.
  • Posso fazer essa receita na panela elétrica ou na airfryer? Sim, você pode adaptar essa receita para esses aparelhos, seguindo as instruções do fabricante. O tempo de cozimento pode variar de acordo com a potência e a capacidade do aparelho.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Sopa de Abobrinha para a Saúde e Bem-Estar

Sopa de Abobrinha para a Saúde e Bem-Estar

Confira Essa Ótima Receita para Preparar um Delicioso Filé de Merluza ao Molho de Camarão

Confira Essa Ótima Receita para Preparar um Delicioso Filé de Merluza ao Molho de Camarão