Papais e mamães ao pensar em como e qual a melhor herança que se deve deixar para seus filhos, mergulham em um desafio de ideias, emoções e tradições, na tentativa de descobrir esse tal “mapa” para os filhos herdarem.
O que todos os pais esperam que, ao crescer seus filhos sejam é que se tornem primeiramente pessoas de bem, seguido de uma carreira próspera, que tenham boa conduta na sociedade, saúde e que na hora certa estejam preparados para constituir família.
São sonhos e desejos que sempre estão na pauta das conversas sobre o que oferecer na educação e orientação de vida para os seus filhos, mas é preciso que os pais tenham cuidado para não gerar um excesso de expectativa e ficarem frustrados, afinal, se trata de outra pessoa que aprende a pensar e tem suas ideias próprias, porém, a construção do indivíduo na infância e juventude pode ajudar muito e o papel dos pais é fundamental.
Exemplos de herança que os filhos devem receber dos pais.
– Palavrinhas mágicas.
A educação com certeza não está dentre as tarefas mais fáceis para os pais, porém, quanto mais cedo começar a orientar a criança sobre a importância das “palavrinhas mágicas”, mais fácil será para que elas se habituem.
Dizer obrigado, com licença, bom dia, me desculpe, por favor, e outras que representem boa educação verbal são para a vida toda.
– Respeito ao próximo.
Orientar sobre a diferença entre respeitar e concordar, ter empatia, aprender a lidar com o diferente, sobretudo, respeitar o idoso, professores, empregados domésticos, enfim, todas as pessoas e também os animais. Ser um adulto gentil, além de se tornar uma pessoa admirável aprende a lidar com as divergências de maneira inteligente.
– Dizer “Não”.
O NÃO pode ser muito educativo e também um modo de impor limites, trata-se de uma questão de amor, embora para os pais possa ser desconfortável, saiba que é por amor, ensinar a criança a lidar com pequenas frustrações, pois nem tudo o que desejar será prudente e precisa se tornar um adulto forte, entendendo que o não faz parte da vida sem transformar isso em um drama.
– Consequências.
Se trata de uma prioridade mostrar aos filhos que tudo têm consequência, por isso é preciso motivar para praticar boas ações e corrigir quando for o contrário.
– Importância do estudo.
O estudo deve ser incentivado, parabenize quando estiver aprendendo a ler, fizer os exercícios escolares certos, se envolva nas lições demonstrando interesse procurando enfatizar que é inteligente e capaz, sem, no entanto excesso de cobranças ou expectativas.
– Autoestima.
É fundamental que a criança aprenda a se auto respeitar, ter amor-próprio, independente da sua condição física ou estética.
– Respeitar sentimentos.
Explicar que é preciso respeitar-se e também respeitar os sentimentos das outras pessoas.
– Correção.
Ensinar o valor da honestidade, da construção de valores éticos.