O fricassé de frango é um prato típico da culinária francesa, mas que também faz sucesso em vários países, como o Brasil. É uma receita simples, mas muito saborosa, que consiste em pedaços de frango cozidos em um molho cremoso e gratinados no forno. Neste artigo, você vai aprender como fazer um fricassé de frango perfeito, além de conhecer a origem e a importância dessa iguaria. Fique com a gente e confira as nossas dicas!
O que é o Fricassé de Frango e por que ele é tão gostoso?
O fricassé de frango é um prato que surgiu na França, no século XVII. O nome vem do verbo francês “frire”, que significa fritar, e do substantivo “casser”, que significa quebrar. Isso porque a receita original levava pedaços de frango fritos e depois cozidos em um caldo aromatizado com vinho, ervas e especiarias. O molho era engrossado com gemas de ovos e creme de leite, e o prato era servido com torradas ou pão.
O fricassé de frango é tão gostoso porque combina a maciez e o sabor do frango com a cremosidade e a riqueza do molho. Além disso, é um prato versátil, que pode ser adaptado ao gosto de cada um, acrescentando ou substituindo ingredientes. Por exemplo, no Brasil, é comum usar milho verde, requeijão e batata palha no preparo do fricassé de frango.
Como fazer um Fricassé de Frango fácil e rápido?
Para fazer um fricassé de frango fácil e rápido, você vai precisar dos seguintes ingredientes:
- 1 kg de peito de frango cozido e desfiado
- 1 lata de milho verde escorrido
- 1 copo de requeijão cremoso
- 200 ml de creme de leite
- 1 cebola picada
- 2 dentes de alho picados
- 2 colheres (sopa) de manteiga
- 2 colheres (sopa) de farinha de trigo
- 500 ml de leite
- Sal, pimenta-do-reino e noz-moscada a gosto
- 200 g de queijo muçarela ralado
- 100 g de batata palha
O modo de preparo é o seguinte:
- Em uma panela, aqueça a manteiga e refogue a cebola e o alho até ficarem macios.
- Junte a farinha de trigo e mexa bem, formando um roux.
- Adicione o leite aos poucos, mexendo sempre para não empelotar.
- Tempere com sal, pimenta-do-reino e noz-moscada a gosto.
- Cozinhe em fogo baixo até engrossar, mexendo ocasionalmente.
- Desligue o fogo e misture o creme de leite.
- Reserve esse molho branco.
- Em um liquidificador, bata o milho verde com o requeijão até formar um creme homogêneo.
- Reserve esse creme de milho.
- Em um refratário untado com manteiga, espalhe o frango desfiado em uma camada uniforme.
- Cubra com o creme de milho e espalhe bem.
- Por cima, coloque o molho branco e espalhe bem.
- Polvilhe o queijo muçarela ralado por toda a superfície.
- Leve ao forno preaquecido a 180°C por cerca de 20 minutos ou até dourar.
- Retire do forno e finalize com a batata palha por cima.
- Sirva quente, acompanhado de arroz branco e salada verde.
A história do Fricassé de Frango
O fricassé de frango é um prato que tem uma longa história, que remonta à Idade Média. Naquela época, era comum preparar aves inteiras em caldos aromatizados com vinho, ervas e especiarias, como o alecrim, o tomilho, o louro, a canela e o cravo. Esses caldos eram chamados de “fricassées” e eram servidos com pão ou massa.
Com o passar do tempo, o fricassé foi se sofisticando e ganhando novos ingredientes, como o creme de leite, as gemas de ovos, os cogumelos e as trufas. O fricassé de frango se tornou um prato refinado e apreciado pela nobreza francesa, sendo citado em obras literárias de autores como Molière, Voltaire e Balzac.
O fricassé de frango também se espalhou pelo mundo, chegando a países como a Inglaterra, os Estados Unidos, o Canadá e o Brasil. Em cada lugar, o prato foi adaptado aos ingredientes locais e aos hábitos culinários. Por exemplo, no Brasil, o fricassé de frango ganhou a influência da cozinha mineira, que usa muito o milho verde, o requeijão e a batata palha.
Mais 3 receitas com frango para você experimentar
Se você gostou do fricassé de frango e quer variar o cardápio com outras receitas com frango, confira as nossas sugestões:
- Frango xadrez: um prato de origem chinesa, que leva pedaços de frango fritos e salteados com legumes (cenoura, pimentão, cebola) e molho de soja. É servido com arroz branco ou yakisoba.
- Frango à parmegiana: um prato de origem italiana, que leva filés de frango empanados e fritos, cobertos com molho de tomate e queijo muçarela. É gratinado no forno e servido com macarrão ou purê de batatas.
- Frango ao curry: um prato de origem indiana, que leva pedaços de frango cozidos em um molho cremoso e picante à base de leite de coco, curry e gengibre. É servido com arroz basmati ou pão naan.
- Receita e Dicas para Fazer um Delicioso Creme de Frango para Sanduíche
- Receita simples de bolo de laranja para qualquer pessoa fazer mesmo sem saber cozinhar
Dúvidas comuns sobre o Fricassé de Frango
Você ainda tem alguma dúvida sobre o fricassé de frango? Veja se a sua pergunta está entre as mais frequentes:
- Posso usar outro tipo de carne no lugar do frango? Sim, você pode usar carne bovina, suína ou até mesmo peixe no lugar do frango. O modo de preparo é o mesmo, mas pode variar o tempo de cozimento da carne.
- Posso congelar o fricassé de frango? Sim, você pode congelar o fricassé de frango por até 3 meses em um recipiente bem fechado. Para descongelar, deixe na geladeira por algumas horas e depois aqueça no forno ou no micro-ondas.
- Posso fazer o fricassé de frango na panela de pressão? Sim, você pode fazer o fricassé de frango na panela de pressão para economizar tempo. Basta colocar todos os ingredientes na panela (exceto o queijo e a batata palha) e cozinhar por cerca de 15 minutos após pegar pressão. Depois é só transferir para um refratário, polvilhar o queijo e levar ao forno para gratinar.
Conclusão
O fricassé de frango é um prato delicioso, fácil e rápido de fazer. Ele é ideal para servir em ocasiões especiais ou no dia a dia. Além disso, ele tem uma história interessante e pode ser adaptado ao seu gosto.