Uma situação que aconteceu ao vivo, fez com que o repórter, que também é deputado estadual, Rafael Martins pedisse demissão da TV Alterosa, afiliada do SBT em Minas Gerais.
Durante uma tomada ao vivo, o apresentador Stanley Gusman, do Programa Alterosa Alerta, fez um comentário racista, que deixou o repórter visivelmente constrangido.
“O dono do Ibope se chama Montenegro. Se ele fosse do bem, ia chamar ‘monte branco’”, disse Stanley.
Rafael que na hora mudou a expressão alegre que estava, se limitou a dizer“nossa mãe!”.
A produção tentou colocar consertar o mal estar com vinhetas e expressões supostamente engraçadas, mas não adiantou.
Em nota nas redes sociais, Rafael divulgou a sua decisão de sair do programa.
“Afirmações racistas, ainda que em tom jocoso, devem ser repudiadas com veemência por todos aqueles que defendem uma sociedade inclusiva, na qual os direitos alcancem indistintamente os cidadãos, e em me encontro entre esses. Em função das declarações do apresentador Stanley Gusman, DECIDI DEIXAR O PROGRAMA ALTEROSA ALERTA no qual atuava como repórter há quase 4 anos. Essa decisão irrevogável é uma clara manifestação de solidariedade a todos os que se sentiram ofendidos pela declaração, entre os quais eu me incluo”, concluiu o repórter na sua publicação.
Stanley se desculpou publicamente pela colocação:
“preciso me manifestar sobre o erro que cometi ao comentar o resultado da audiência no início do programa de ontem”.
“Peço humildemente desculpas a quem eu tenha ofendido, estou extremamente constrangido e o episódio tem me feito refletir muito”, encerrou.