“Ordem Na Casa”, a nova série da consultora Marie Kondo na Netflix, está influenciando telespectadores a organizarem sua casa com mais facilidade.
Marie Kondo, que é autora de dois livros ficou famosa pelo seu método de organização de interiores e essa forma única que têm conquistado as pessoas agora virou série da Netflix.
Aqui mostraremos alguma dicas da apresentadora que podem ajudar e muito na organização de sua casa.
Roupas
A primeira dica é juntar todas as roupas que você têm em um único lugar e olhar para elas para selecionar o que realmente você usa, e o que está apenas ocupando espaço.
Ela até explica qual o seu jeito pessoal de escolher;
“Você tem que segurar a peça e sentir que ela te traz alegria, então você fica com ela”, diz.
Ela explica que ao segurar uma peça de que você realmente gosta, a sensação deve ser de felicidade e aconchego, se a peça não causar essa sensação, ela deve sair fora.
Depois a dobra:
“Não é só deixar a roupa pequena, mas também agradecê-la. Você vai aprender a amar dobrá-las”, explica Marie.
Primeiro, você deve formar um retângulo com a roupa, colocando as mangas para o centro, depois dobrar na metade e, por fim, em três partes iguais. Assim, consegue guardá-las “de pé” na gaveta e visualizar todas as peças sem precisar bagunçar nada.
Papéis
“Os papéis que você decidir guardar estão em três categorias. Pendências, como contas, que você precisa tomar alguma ação; documentos importantes, que são os papéis que você precisa guardar para sempre, como contratos e seguros; e papeis que você costuma consultar com frequência (como receitas e serviços de delivery).
Os livros devem seguir a mesma regra das roupas, reúna todos no mesmo lugar, depois observe quais são os que te trazem emoções e se livre do restante.
Depois, você pode arrumar os livros em categorias – e sempre na vertical, de forma que consiga visualizar todos: revistas, visual (que tem muitas imagens, fotografias, etc), práticos (receitas, técnicos, manuais, guias, etc) e gerais (livros de entretenimento).
Caixas organizadoras
Separe itens por categorias e tamanhos, depois coloque tudo que for semelhante em caixas, isso ajuda na hora de procurar algo, e também para manter guardado.
Separe objetos sentimentais
Todos temos alguns objetos que têm alto valor sentimental, e esses devem ser preservados, mas como não serão acessados com frequência a dica é separar uma caixa para esse tipo de item de recordação.
Não guarde coisas temporariamente
De acordo com a série “Ordem Na Casa”, tudo aquilo que guardamos com a desculpa “posso vir a precisar um dia”, você não vai precisar, então não guarde.
Se não te traz alegria, agradeça e dispense – é o grande conselho para a vida.